202404280915

Notícias

Alunos e docente da Uniara têm capítulo publicado em e-book sobre doenças infecciosas e parasitárias

Publicado em: 29/01/2024

Os alunos e a professora da Universidade de Araraquara – Uniara, Alana Pereira dos Santos, Maria Clara Palermo do Carmo, Nicole Pichirilli Catirse, Igor Henrique Cerqueira e Flávia Aparecida Resende Nogueira, respectivamente, tiveram um capítulo publicado no e-book “Doenças Infecciosas e Parasitárias - Edição IX”. O conteúdo pode ser visualizado e baixado gratuitamente no link https://encurtador.com.br/X0239.

O capítulo tem como título “Cisticercose Ocular”. “Trata-se de uma parasitose que se adquire por meio da carne mal cozida do porco, de alimentos e verduras contaminadas, denominada cisticercose. Ela se dá pela ingestão do ovo de Taenia solium, quando o cisticerco atravessa a parede do intestino e cai na corrente sanguínea”, explica Santos, primeira autora do capítulo.

Ela acrescenta que o cisticerco se aloja em tecidos como coração, cérebro e olho, entre outros, sendo que os sintomas dependem do tecido acometido. “O tratamento é feito geralmente por cirurgia. Ao falarmos de profilaxia, podemos citar o saneamento básico e a higienização correta de alimentos. Ao fazermos esse trabalho, podemos concluir que temos pouquíssimas informações relacionadas a estudo sobre cisticercose”, aponta Santos.

Nogueira elogia a pesquisa publicada no e-book. “O trabalho ficou excelente, com foco em cisticercose ocular. É uma parasitose que pode trazer grandes acometimentos ao ser humano. O cisticerco pode se espalhar por várias partes do organismo, e o foco do estudo foi exatamente quando ele se aloja no globo ocular, abrangendo como isso acontece e quais as consequências desse parasita nessa parte do organismo”, detalha a docente.

O capítulo foi resultado do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC de Santos e Carmo, estudantes de Biomedicina que terminaram o último ano da graduação em 2023. “Elas tiveram a oportunidade de escrever esse trabalho, e eu fui convidada para publicar um capítulo de livro com foco em parasitologia. Assim que vi o trabalho, constatei que se enquadrava perfeitamente na proposta, e deu certo”, relata a professora.

“Contamos com a ajuda da aluna de Biologia, Nicole, e com o Igor, que é nosso aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM. Eles me ajudaram a melhor estruturar o trabalho para a publicação”, finaliza Nogueira.

Informações sobre os cursos de Biomedicina, Biologia e o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI