202404281104

Notícias

Aluna de Odontologia da Uniara analisa confecção de polímero biodegradável para impressão 3D

Publicado em: 23/11/2023

“Fotopolimerização de óleo vegetal para síntese de polímeros biodegradáveis para impressão 3D de moldes odontológicos” é o título do estudo da aluna do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Juliana Zambuza Silva, uma das contempladas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI/CNPq da universidade. A pesquisa é orientada pela professora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Uniara, Eliane Trovatti.

“Na odontologia moderna, a confecção de modelos é feita a partir de impressão 3D. Tais peças são feitas a partir de derivados de petróleo, que apresentam uma baixa taxa de degradação, gerando um expressivo acúmulo de resíduos no meio ambiente, uma vez que os modelos são de uso único e intransferível. Portanto, o objetivo desse trabalho é minimizar os danos gerados ao meio ambiente a partir da confecção de um polímero biodegradável feito de óleo de rícino, que apresente características compatíveis com a impressão 3D de moldes odontológicos”, explica a estudante.

Ela menciona que o trabalho já está em andamento. “A conclusão que temos é de que foi possível a criação de um polímero biodegradável, passível de fotopolimerização, a partir de óleo de rícino. A relevância social desse estudo está principalmente associada à criação de um biomaterial que está livre das flutuações do mercado de petróleo, e que não cause danos à fauna e flora, uma vez que a produção de lixo é minimizada e o material não agride o meio ambiente a partir do descarte consciente. Gostaria de agradecer imensamente à professora Eliane Trovatti por todo ensinamento e pela oportunidade de desenvolver esse trabalho ao seu lado”, declara Silva.

Trovatti conta que o trabalho é desenvolvido em colaboração com a pesquisadora da área de odontologia, Juliana Parizotto. “Nossa proposta é o desenvolvimento de um produto comercial baseado em óleos vegetais e que possa ser usado para a confecção de moldes odontológicos via impressão 3D. A Juliana recebeu uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP em 2022 e desenvolveu a parte inicial do projeto, que é bastante trabalhosa e requer boa dedicação de tempo em laboratório. Com a aprovação da bolsa PIBITI, ela poderá dar continuidade ao desenvolvimento do material”, finaliza a orientadora.

Informações sobre o curso de odontologia e o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI