202404271518

Notícias

Comissão Própria de Avaliação da Uniara conta com avaliação institucional semestral

Publicado em: 03/08/2023

A Comissão Própria de Avaliação – CPA da Universidade de Araraquara – Uniara tornou sua avaliação institucional semestral. De acordo com o coordenador da CPA, Celso Andretta Junior, essa avaliação consista na coleta de dados estatísticos sobre a percepção de alunos, professores e colaboradores quanto à satisfação perante os processos e recursos utilizados no ambiente educacional.

“Estes dados são coletados principalmente por meio de questionários, que são disponibilizados na Uniara Virtual e, a partir deles, são construídos indicadores - gráficos e relatórios - que permitem aos gestores conhecerem pontos fortes da instituição, além de elencar pontos a serem melhorados”, relata ele.

Andretta conta que a avaliação institucional, “além de permitir uma cultura de melhoramento constante do nosso ambiente educacional, oferece continuamente orientação estatística aos gestores, que podem alocar recursos de maneira que sejam bem aproveitados – por meio de ações mais assertivas que agregam valor de forma mais ágil e perceptível”. “Um ponto importante a destacar é que todo o diagnóstico produzido pela CPA é também utilizado pelas comissões externas de avaliação - INEP/MEC - nas ocasiões de visitas de reconhecimento de cursos e de credenciamento institucional”, ressalta.

Em relação à semestralidade do processo – até então, eram avaliações anuais -, o coordenador conta que o principal fator considerado para adotar a rotina de coleta e análise de dados nesse novo regime foi “permitir um diagnóstico mais rápido com relação às disciplinas ofertadas por semestre”. “Outro fator relevante é que ao adotar a avaliação semestral, o questionário se torna mais enxuto e rápido para responder, uma vez que contém apenas disciplinas do semestre abordado”, explica Andretta.

Mais informações sobre a CPA, bem como sobre a divulgação de todo o trabalho realizado pela comissão, membros participantes e documentos produzidos, estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/cpa.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI