202404292354

Notícias

Recém-formados em Engenharia Agronômica da Uniara avaliam, em TCC, efeito do tempo de compactação na qualidade da silagem

Publicado em: 26/01/2023

“Efeito do tempo de compactação na qualidade da silagem de Pennisetum purpureum schum – cv BRS capiaçu” foi o tema do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC dos recém-formados em Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara - Uniara, Márcio Perussi, José Antonio Marquez Filho e Leonardo Bott Geraldini, sob orientação da professora Laura Vanessa Cabral da Costa.

“O trabalho teve o objetivo de avaliar o efeito do tempo de compactação na qualidade da silagem, que por sua vez é muito importante, juntando com outros parâmetros, como matéria seca do material ensilado, umidade, granulometria, Ph etc.”, explica Perussi, em nome do grupo.

Ele coloca que a demanda de alimento humano tem aumentado muito e, por consequência, o consumo de carne – proteína. “Para suprir essa necessidade, é preciso aumentar a produção de animal que, por sua vez, necessita de alimentação. Sendo assim, a silagem se torna um alimento de extrema importância para garantir comida para os animais, principalmente em épocas de estiagem”, esclarece.

Com o estudo, foi possível concluir, segundo o ex-aluno, que para se ter uma boa silagem, matéria seca, umidade, granulometria, Ph e idade da planta a ser ensilada “devem seguir todos os parâmetros estabelecidos em outras literaturas, e quanto maior for o tempo de compactação, melhor será a qualidade da silagem, devido à retirada do oxigênio de dentro dos silos, o que evita a fermentação indevida por causa de bactérias indesejáveis”.

Um ponto destacado por Perussi é que, dessa maneira, é possível “produzir mais alimento para os animais em uma área muito menor do que a de uma pastagem convencional, sobrando mais área para ser cultivada para outros tipos de culturas e geração de alimentos”.

Costa comenta que o resultado do TCC desenvolvido por seus orientandos “é muito satisfatório, pois o conduziram com seriedade e disciplina, proporcionando resultados que, de alguma forma, contribuem para a sociedade”. “Produzir carne ou leite hoje em dia é pensar que, primeiramente, precisamos ter um pasto de qualidade, e isso implica em desenvolver técnicas de conservação de forragem por meio da silagem”, salienta a docente.

A produção/confecção de silagem está no dia a dia, seja do pequeno ou do grande produtor rural, segundo ela. “Investigar técnicas que os auxiliem passa a ser uma necessidade. O resultado desse trabalho nos trouxe não somente o esperado, como também a questão de detalhes, como a idade da planta e o quanto ela influencia em uma silagem de boa qualidade. Ao mesmo tempo, destaco a importância de pesquisas no campo, por estimularem o aprendizado acadêmico”, finaliza a orientadora.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI