Notícias

Docentes da Uniara recebem canecas em projeto que visa à redução do uso de copos descartáveis

Publicado em: 13/06/2018

Nesta terça-feira, dia 12 de junho, o grupo de egressos do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara formado por Ana Carolina Silva, Carlos Sabino de Oliveira, José Augusto Pirangelo e Marina Gonçalves Lopes, juntamente com a professora da graduação, Mayla Willik Valenti Roese, e com o biólogo e técnico de laboratório, Eduardo Donato Alves, entregaram cerca de oitenta canecas a docentes, colaboradores e interessados em geral que passaram pela Sala dos Professores da unidade I da instituição. A iniciativa foi realizada a partir de um projeto dos ex-estudantes, elaborado em 2017, que busca promover a conscientização quanto à redução do uso de copos descartáveis.

“Percebi que os docentes ficaram bem animados. Quando recebiam as canecas, parabenizavam a ação. Mais tarde, a professora Mayla convidou os alunos do quarto ano do curso de Biologia, e os autores desse projeto realizaram uma palestra para eles, explicando como toda a ideia foi desenvolvida”, relata Alves.

Ele conta que, a partir da explanação, surgiram bastantes ideias e questionamentos, além de os presentes abordarem a questão financeira referente à aquisição de copinhos e de canecas, “ou seja, envolve gastos também, além da preservação do ambiente”. “O copo descartável entope bueiros, demora para se decompor e acaba se tornando partículas que são engolidas por peixes e outros animais. Isso pode até voltar para o ser humano, em sua alimentação”, diz.

A ideia, de acordo com Marina, nasceu devido a uma demanda da disciplina ‘Educação Ambiental’, ministrada por Mayla. “Foi feito um levantamento a partir da contagem do número de copos descartados na Sala dos Professores. Depois, chegamos a alguns dados e fizemos um cartaz mostrando o quanto isso significa por mês, na unidade, e em toneladas”, relembra.

Ana Carolina comenta que, a partir disso, surgiu a ideia de entregar canecas. “Conseguimos a verba por meio de uma ‘vaquinha’ organizada pela coordenadora do curso, Teresa Kazuko Muraoka, com os docentes da graduação, para confeccioná-las, fizemos cartazes, que foram afixados no recinto, com os dados levantados, e finalizamos o projeto”, diz.

Mayla destaca que a importância é ver que os próprios alunos pensaram em uma solução para a diminuição de resíduos. “Um copo de plástico dura segundos em nossas mãos, pois é jogado fora logo após seu uso. Os estudantes conseguiram confeccionar as canecas para incentivar os professores a usarem-nas. Qualquer pessoa pode adotar esse hábito, usar sua própria garrafinha, por exemplo, e enchê-la nos bebedouros”, diz.

A coordenadora da graduação de Biologia, Teresa Kazuko Muraoka destaca que “a intenção, se os alunos deste ano aceitarem, é talvez estender isso para outras unidades da Uniara, já que é uma questão interessante, não só para o meio ambiente, mas para a instituição”, aponta.

Marina finaliza reforçando que a ação, “além de economizar, estimula a reflexão e a consciência ambiental”.

Informações sobre o curso de Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Clique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliarClique para ampliar

Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /