202404270109

Notícias

Aluna de Biomedicina da Uniara estuda efeitos de extrato vegetal utilizado na medicina popular

Publicado em: 25/04/2018

A estudante do terceiro ano do curso de Biomedicina e integrante do Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa – QUIMMERA da Universidade de Araraquara – Uniara, Luiza Girotto, foi contemplada com uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP por sua pesquisa de Iniciação Científica - IC, intitulada “Avaliação da influência de um sistema nanotecnológico sobre as atividades antibacteriana, mutagênica e citotóxica induzidas por extratos de Byrsonima coccolobifolia” e orientada pela professora Flávia Resende.

“Temos um extrato vegetal de uma planta utilizada na medicina popular por meio de chás e outros produtos, para algumas finalidades, e estamos testando quais são seus reais efeitos em relação à questão de mutagenicidade - se causa algum mal, no nível celular/genético -, e os benefícios - se tem ação antimicrobacteriana, por exemplo. Estamos analisando o que a população está consumindo”, explica Luiza.

Ela conta que o extrato é usado principalmente para combater dores de estômago e diabetes. “Já fizemos alguns testes e, embora o projeto esteja em andamento, alguns resultados parciais se mostram promissores em relação aos seus benefícios – um possível fármaco -, mas ainda vamos realizar mais alguns experimentos sobre toxicidade”, aponta.

Receber uma bolsa da FAPESP é uma realização, segundo a estudante. “Estou nesse projeto há um bom tempo, fazendo acompanhamento desde o começo do segundo ano, e já visávamos a essa oportunidade. Foi uma satisfação tanto para mim quanto para a professora Flávia, pela concretização de um trabalho. Escrevemos o projeto, e o resultado está aí”, orgulha-se.

A importância da IC é muito grande, mesmo para quem não consegue a bolsa, na opinião de Luiza. “A realização de pesquisas é um aprendizado, pelos estudos, seja com colegas e/ou professores. Gostaria de agradecer à Uniara e à Flávia, que está comigo há cerca de um ano e meio. O projeto não teria saído se não fossem esses meus dois pilares”, comenta.

Flávia detalha que o trabalho de Luiza “trata da incorporação de extratos vegetais, utilizados na medicina popular, em microemulsões, a fim de otimizá-los como fitoterápicos, além da busca de novas propriedades biológicas e farmacológicas”.

“Ele será executado no laboratório do QUIMMERA, em colaboração com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas – FCF da Unesp de Araraquara. Tem importância científico-tecnológica e é de caráter multi e interdisciplinar. Para a aluna, representa uma experiência científica e permitirá um amadurecimento profissional e acadêmico. Como orientadora, fico extremamente feliz por essa conquista, pois além de proporcionar essa oportunidade de crescimento profissional aos nossos alunos, o projeto permitirá colaborações importantes para Uniara no meio científico”, finaliza.

Informações sobre o curso de Biomedicina e o QUIMMERA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI