202404252113

Notícias

Uniara promove o I Simpósio do Comitê de Ética no Uso de Animais

Publicado em: 23/03/2018

O Comitê de Ética no Uso de Animais – CEUA da Universidade de Araraquara – Uniara promove o “I Simpósio do Comitê de Ética no Uso de Animais” no dia 13 de abril, a partir das 7h30, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro). O evento, gratuito e com vagas limitadas, é oferecido a todos os interessados. As inscrições devem ser efetuadas pelo endereço www.uniara.com.br/simposioeticaanimal, onde está disponível a programação completa.

A secretária executiva do CEUA, Jaqueline Diniz, explica que, após participar de alguns fóruns e perceber o quanto é importante falar sobre pesquisas com animais e a questão ética que envolve tudo isso, o Comitê decidiu organizar o simpósio, “de modo a trazer para os pesquisadores assuntos que são discutidos nacionalmente e internacionalmente, para que suas pesquisas sejam mais embasadas e tenham um olhar mais ético desde o princípio”. “Estamos aqui para garantir que esse trabalho seja não somente bom para seu autor, mas que tenha um caráter científico válido e aspectos éticos preservados. Por isso, avaliamos esses projetos com cautela”, relata.

Ela conta que a tarefa do comitê tem caráter educativo, “visto que trabalhamos muito com pareceres, mas se uma pessoa quer tirar dúvidas, conversamos com ela”. “Muitas vezes, quando alguém faz a pesquisa, olha os pontos que quer investigar, mas não consegue ver os aspectos éticos, que são muito importantes. Queremos alertar para esse ponto”, diz.

O Simpósio, em sua opinião, também é interessante para alunos de graduação. “Por mais que eles não pretendam trabalhar com animais, traremos questões sobre pesquisa, como por exemplo a importância do modelo que será utilizado em um projeto. Além disso, também será abordada a estatística em pesquisa, sendo que, na programação, o professor Olavo Nardy irá trabalhar com o software G*Power, que auxilia nisso. Durante o simpósio, ele falará sobre o programa e irá interagir com ele. Para quem tiver interesse, seria bom que levasse seu notebook já com o software baixado - cujo link para download está disponível na página do evento - para acompanharem a atividade”, recomenda Jaqueline.

A secretária informa que as atividades serão ministradas por professores da Uniara e de outras instituições. “Também falaremos sobre as normas e sobre a organização do Centro de Pesquisas Biológicas – CPB - Biotério da universidade, que é bem focado para quem já faz pesquisa no local, mas mesmo assim, quem tiver interesse pode permanecer na atividade”, ressalta.

As inscrições para o “I Simpósio do Comitê de Ética no Uso de Animais” terminam no dia 10 de abril. Serão emitidos dois certificados para os participantes, sendo um relativo ao período da manhã, e outro ao da tarde. Mais detalhes sobre o simpósio podem ser obtidos pelo e-mail ceua@uniara.com.br, pelo telefone (16) 3301-7263 ou também pelo endereço www.uniara.com.br/simposioeticaanimal.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI