202404262156

Notícias

Liga acadêmica de Biomedicina da Uniara promove ação de conscientização sobre o Dia Mundial da Tuberculose

Publicado em: 22/03/2018

Para lembrar o Dia Mundial da Tuberculose, cuja data é o dia 24 de março, a Liga de Microbiologia do curso de Biomedicina da Universidade de Araraquara – Uniara promove uma ação de conscientização para alunos da Universidade de Araraquara – Uniara, nesta sexta-feira, dia 23, a partir das 19h, nas unidades I e II da instituição. 

“A Organização Mundial da Saúde – OMS promove anualmente uma campanha e pede uma movimentação para fazer o alerta sobre a doença. A Liga irá ajudar na divulgação com a distribuição de cartazes sobre o assunto nas salas de aula, em uma atividade social para a população acadêmica, e que abrange a cidade e região, já que esse material é levado para a casa pelos estudantes”, explica o professor da graduação, Adilson César Abreu Bernardi.

Ele conta que os casos de tuberculose se expandiram bastante no mundo, e que tanto a OMS quanto as agências sanitárias de vigilância epidemiológica “vêm tentando bloquear esse processo”. “A expectativa é que, por volta de 2030, os casos diminuam cerca de 90%. É um problema social bastante grave, associado à desnutrição, à falta de assistência básica e de higiene, à AIDS, a questões sanitárias e à falta de informação. As pessoas têm um pouco de receio da doença, portanto, há uma discriminação”, comenta.

Lutando contra isso, o docente afirma que é importante haver disseminadores de conhecimento para evitar esse tipo de situação e instruir as pessoas a se cuidarem. “O tratamento é complicado. Hoje, cuidadores e agentes sanitários precisam ir à casa dos doentes para darem os medicamentos na boca. A pior parte é que a bactéria tem se tornado muito resistente, de modo que, se uma pessoa começa e para o tratamento no meio, a bactéria adquire resistência”, ressalta.

A diretora científica da Liga e aluna do terceiro ano do curso de Biomedicina, Isabela Villa Costa, lembra que a tuberculose, hoje, ainda é um problema de saúde pública. “Segundo a OMS, só no ano de 2016, afetou 10,4 milhões de pessoas no mundo todo, sendo 1,6 milhões de casos fatais. Estatísticas apontam uma média de cinco mil mortes por dia, sendo assim considerada a nona maior causa de morte em todo o planeta, e o Brasil está entre os vinte países mais afetados”, comenta.

O Dia Mundial da Tuberculose, de acordo com ela, é uma data que oferece “a oportunidade de mobilizar um compromisso político-social com o intuito de alertar as autoridades e a população sobre a doença”. “A transmissão ocorre de pessoa para pessoa quando o indivíduo espirra, tosse ou fala, espalhando as bactérias no ar, que podem ser aspiradas por outros indivíduos. No entanto, compartilhar utensílios como talheres, toalhas e banheiros não transmite tuberculose. Abraços e beijos também não”, aponta.

Entre os possíveis sintomas, a estudante menciona tosse persistente há mais de três semanas, dores do peito, falta de apetite, perda de peso, febre no final do dia e suor noturno, entre outros. “A vacina BCG tem o intuito de prevenir a doença em crianças, porém, adultos não têm imunização contra tuberculose e, portanto, evitar ambientes fechados e mal ventilados pode ser uma forma de prevenção, assim como o diagnóstico rápido de pacientes e o tratamento, que deve ser feito com os medicamentos corretos durante seis meses, sem interrupção”, esclarece.

O diagnóstico, segundo Isabela, é simples e pode ser feito em qualquer unidade de saúde. “Procure a mais próxima de você em caso de apresentação dos sintomas. Tuberculose tem cura se tratada adequadamente”, finaliza.

 

Liga de Microbiologia

A Liga de Microbiologia é um projeto extracurricular, atualmente composta por dez alunos de todos os anos do curso de Biomedicina, sob orientação de Bernardi. A finalidade é aprofundar o conhecimento sobre microrganismos - fungos, vírus e bactérias - e as patologias causadas por eles.

Informações sobre a graduação podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI