202404252321

Notícias

Alunos da Uniara assistem a palestra de Bill Clinton em simulação das atividades da ONU, nos Estados Unidos

Publicado em: 19/03/2018

No último sábado, dia 17 de março, as delegações participantes do Change the World Model United Nations – CWMUN 2018, na sede da Organização das Nações Unidas - ONU, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, foram recebidas pelo ex-presidente do país, Bill Clinton, na palestra de abertura do evento, que, juntamente com o National Model United Nations – NMUN, é considerado a maior simulação das atividades da ONU. A delegação brasileira é composta por dezesseis integrantes, entre os quais seis são alunos da Universidade de Araraquara – Uniara.

O CWMUN tem foco em energias renováveis e na sustentabilidade, enquanto no NMUN, os participantes defendem interesses e propõem soluções para problemas de países diferentes dos de suas nacionalidades. Nessa edição, as nações defendidas pela delegação brasileira são a Bulgária, a República do Congo e Angola.

“Clinton fez a abertura do projeto e enalteceu a importância do papel dos alunos, dizendo que são o futuro do mundo. Ele destacou que acredita que esse contato entre as delegações pode criar novas expectativas para um mundo melhor, por meio de relações diplomáticas, sem guerra”, relata o coordenador do projeto no Brasil e membro da coordenadoria dos cursos de extensão de Direito da Uniara, Fernando Rugno.

Ele conta que o CWMUN terminou nesta segunda-feira, dia 19, e que a delegação brasileira se saiu muito bem. “As resoluções dos alunos da universidade foram aprovadas, de modo que atingimos nossa meta”, comemora.

No NMUN, que termina no dia 24, uma visita da delegação está agendada, para o dia 23, ao Conselho de Segurança, com o embaixador do Brasil na missão permanente na ONU, Mauro Vieira. “Os alunos acompanharão uma palestra e receberão orientações sobre a ONU. É um diferencial que conseguimos introduzir na programação e incorporar ao projeto, de modo que todas as delegações agora podem procurar seus países de origem para também receberem essas instruções”, ressalta Rugno.

Os estudantes da Uniara participantes do NMUN e do CWMUN este ano são: Mariana Ferreira Rinaldis, Lauren Fonseca Assunção Iglesias Fernandes, Marcella Galhardo, Daniela Soares Veronese, André Parizi e João Parizi.

O NMUN e o CWMUN são promovidos pela ONU. No Brasil, a oportunidade de participação nas atividades é oferecida por meio de uma parceria entre a Associação Diplomatici Brasil e a Uniara.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3301-7173, pelos endereços www.diplomaticibrasil.com.br e www.nmun.org, ou também pelo e-mail diplomatici.brasil@gmail.com.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI