Notícias

Docentes da Uniara participam de mesa-redonda que abre a I Conferência Municipal de Patrimônio Histórico

Publicado em: 19/10/2017

Nesta sexta-feira, dia 20 de outubro, será realizada a abertura da I Conferência Municipal de Patrimônio Histórico, com a mesa-redonda “Memórias, Tradições e Construções”, composta pelos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, João Carlos Geraldo e Maisa Fonseca de Almeida, juntamente com a docente do IAU-USP, Joana D’arc de Oliveira. A atividade, que faz parte da Semana do Patrimônio Histórico, será ministrada às 19h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro).

Geraldo conta que o evento será uma conferência sobre conservação de patrimônio, “no sentido amplo da palavra”. “Devo iniciar a explanação falando sobre caracterização da paisagem e conceitos gerais de conservação de patrimônio natural. As outras convidadas abordarão o patrimônio imaterial, e o urbanístico e arquitetônico”, relata.

Maisa comenta que, “diante dos novos paradigmas da conservação do patrimônio, relacionados à globalização, à mercantilização, às indústrias culturais, ao turismo, aos novos modos de habitar, à identidade do local e do lugar nas cidades, cabe aos órgãos de preservação identificar, proteger e difundir seus bens culturais materiais e imateriais, indispensáveis para a identidade de um povo em seu espaço”.

“Nesse contexto, é importante salientar a necessidade de uma atuação técnica fundamentada no conhecimento, na experiência e na vivência no campo da preservação, e que deve atender ao interesse coletivo. Para tanto, discutiremos sobre a constituição de uma paisagem cultural na cidade, que não é restrita apenas ao limite das áreas de tombamento ou protegidas por instrumentos legais, centralizadas na cidade, mas que estão presentes em outras áreas do município e que fazem parte da memória da população”, explica a docente.

Muitas vezes, segundo ela, esse patrimônio cultural é carente de proteção e de políticas de preservação, “e faz-se necessário investigar sobre ele junto à população, por meio de processos participativos, buscando a sua valorização e preservação para as gerações futuras”.

A Semana do Patrimônio Histórico, que tem como tema “Dos campos de Aracoara à contemporaneidade: memórias, tradições e construções”, é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Palentológico, Etnográfico, Arquivístico, Bibliográfico, Artístico, Paisagístico, Cultural e Ambiental do Município de Araraquara – COMPPHARA, cuja presidente é a também professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Beatriz Aied. A Uniara é um dos apoiadores do evento.

Outros detalhes sobre o evento estão disponíveis nos links https://goo.gl/GWYCzF e https://goo.gl/ZBeqsg. Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /