Notícias

Idosos podem fazer pré-inscrição em projeto de alunos de Educação Física da Uniara, neste sábado, dia 9

Publicado em: 08/09/2017

Pessoas da terceira idade poderão fazer a pré-inscrição no projeto “Envelhecer Bem”, desenvolvido pelos estudantes do curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara, Karina de Oliveira Rabelo dos Santos e Rafael Comelli, neste sábado, dia 9 de setembro, das 8h às 12h, na praça Pedro de Toledo, local onde o projeto deve ter início em outubro, sempre aos sábados.

“O evento tem o objetivo de divulgar o projeto e realizarmos as pré-inscrições dos interessados, além oferecermos orientação em saúde e falarmos dos benefícios da prática de exercícios físicos. Também serão realizados aferição da pressão arterial, averiguação do nível de oxigênio, teste de força de preensão manual e cálculo do Índice de Massa Corporal – IMC”, detalha Karina.

Ela menciona que, além das presenças dos autores do trabalho, a iniciativa também contará com integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação Física e Corporal – GEPAFICO da Uniara, sob coordenação do professor Darwin Ianuskiewtz.

Envelhecer Bem

O projeto envolve atividades físicas na praça Pedro de Toledo, após uma bateria de avaliações. Os requisitos são: ser homem ou mulher com sessenta anos de idade ou mais, com atestado médico autorizando a prática de atividade física, que será de intensidade leve a moderada.

Os interessados devem se cadastrar até o final de setembro pelo telefone/Whatsapp (16) 99759-7691, das 12h às 14h, pelo e-mail envelhecerbemnapraça@gmail.com, manifestando interesse e deixando contato, ou pelo Facebook, no link https://goo.gl/V4Amdq.

“A pesquisa terá suas atividades desenvolvidas aos sábados, das 8h às 10h30, durante cinco meses, porém, antes do início das práticas, serão realizadas avaliações físicas e multidimensionais - cognição, sintomas de depressão, autossatisfação, anamnese e qualidade de vida subjetiva, entre outras -, a fim de rastrear o perfil dos voluntários”, explica Karina.

Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, ela conta que as avaliações serão realizadas antes e após o término dos cinco meses do programa de exercícios físicos, recreativos e dinâmicos, “com o objetivo geral de analisar se haverá melhora na qualidade de vida, tendo em vista que vários estudos indicam que a prática de atividade física, orientação em saúde e a socialização interferem positivamente nessa melhora, que é subjetiva de cada participante”.

“Em todos os dias serão convidados estudantes e profissionais de cursos da área da saúde - Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Medicina da Uniara, e Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, além dos alunos de Educação Física que estão desenvolvendo o projeto -, com ênfase em orientação e educação em saúde, que envolvem atividades com uma equipe multidisciplinar”, detalha a estudante.

Karina ressalta que a pesquisa busca parcerias para a realização dos exames médicos e para doações de materiais recicláveis - garrafas pets de vários tamanhos, cabos de vassouras etc -, para confecção de itens que serão utilizados nas atividades, além procurar pessoas que se interessem por confeccionar os materiais por meio de oficinas, e alunos que tenham interesse em fazer parte da equipe.

O projeto conta com o apoio do GEPAFICO e de alunas do curso de Gerontologia da UFSCar.

Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /