202404250511

Notícias

Projeto de incentivo à leitura da Uniara entrega certificados aos participantes

Publicado em: 01/09/2017

A 9ª edição do projeto de incentivo à leitura “Ler é a Solução”, promovido pelo curso de Pedagogia da Universidade de Araraquara – Uniara, em parceria com as graduações de Biologia e Nutrição da instituição, fará a entrega de certificados aos participantes da atividade, na terça-feira, dia 5 de setembro, às 19h15, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro). A solenidade contará com apresentação cultural, palestra, depoimentos e sorteio de livros.

Os objetivos do projeto foram: conduzir o estudante ao prazeroso universo da leitura; auxiliar a universidade na tarefa de despertar o prazer da leitura; desenvolver e avaliar atividades que auxiliem na leitura e na interpretação de textos; levar o leitor a ler por prazer, e contextualizar o mundo em que vive; facilitar ao máximo o acesso ao livro; mostrar ao estudante o papel fundamental da leitura para o aprimoramento da produção escrita, e levá-lo a entender, estudar e debater a temática da leitura, que inclui texto e contexto.

Os coordenadores do “Ler é a Solução” e dos cursos de Pedagogia e Biologia, Uiliam Moraes Folsta e Teresa Kasuko Muraoka, respectivamente, comentam que a maioria dos universitários limita-se à leitura obrigatória de textos indicados pelos professores. “A mudança desse quadro requer desenvolver ações que despertem o gosto dos alunos pela leitura e incentivem neles o pensamento crítico sobre a realidade na qual estão inseridos. Portanto, estimular o estudante a ler é oferecer-lhe condições de compreender a temática da leitura do ponto de vista científico, estético, ético e político”, destacam.

A abertura oficial do projeto foi realizada no dia 12 de abril. Informações sobre as graduações de Pedagogia, Nutrição e Biologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Como funciona

Na iniciativa, docentes dos cursos de Pedagogia, Nutrição e Biologia indicam ao menos três obras sobre assuntos específicos das graduações ou não, de seu componente curricular, livros, teses, monografias, contos etc, e elaborar um roteiro de leitura para o aluno, com tópicos que devem ser analisados.

Por sua vez, os participantes devem ler ao menos dois livros indicados, e um terceiro à livre escolha, e elaborar um relatório sobre cada obra, com breve informação sobre o autor, enredo da história, seleção de trechos que mais apreciaram (com comentários) e sugestões de contribuições do projeto para sua formação como leitor.

O “Ler é a Solução” foi idealizado pelo professor doutor Mivaldo Messias Ferrari, falecido no último mês. Tem como responsáveis as professoras Dirce Charara Monteiro, Maria Betanea Platzer, Silvia Helena F. Fortes Bassi, Vanessa Colombo Corbi e a coordenadora da graduação de Nutrição, Ana Carolina Carneiro, e é organizado pela professora Ednayr Camargo da Silva e pela secretária do Departamento de Ciências Humanas e da Saúde - CHS, Elisabete Perassolli.

 

Programação

19h15 – Abertura, com a professora Adriana do Carmo Belloti
19h30 – Apresentação, na linguagem de LIBRAS, das alunas do quarto ano do curso de Pedagogia, sob supervisão da professora Adriana do Carmo Belloti
19h45 – Palestra: “A leitura na formação do universitário: ênfase no projeto Ler é a Solução, com a mestra Mariângela Dal Bianco Garcia
20h45 – Depoimentos de alunos dos cursos de Nutrição, Biologia e Pedagogia
21h – Entrega dos certificados
21h15 – Sorteio de livros

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI