Notícias

Alunos de Engenharia Agronômica da Uniara visitam hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta

Publicado em: 16/05/2017

No final de abril, alunos do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara – Uniara fizeram uma visita técnica à unidade hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, também chamada de Porto Primavera, em Rosana, São Paulo, na divisa com os estados de Mato Grosso do Sul e do Paraná. A atividade foi supervisionada pelo professor da disciplina “Energia e Eletrificação Rural”, Marcelo Ravelli.

Ele conta que, na viagem de três dias, foi possível conhecer os projetos da unidade e o processo de geração de eletricidade, por meio das turbinas na água. “Hoje, a unidade também tem projetos para a obtenção de energia por meio do sol, com a utilização de painéis solares, sendo que há estudos para analisar a rentabilidade e a viabilidade de produção de eletricidade. Vimos também flutuantes que são testados na própria lagoa, painéis terrestres e tecnologias de painel de célula geradora, entre outros pontos”, relata.

O local foi escolhido para a visita, segundo o docente, por ter uma gama de projetos geradores. “Já era uma hidrelétrica, e esses projetos que ocupam determinada área estão sendo instalados e testados lá mesmo. A informação que recebi é de que, até agosto, será concluído o de geração de energia por meio do vento, a turbina eólica”, diz.

No aspecto ambiental, Ravelli comenta que há produção de mudas, laboratórios de armazenamento e coleta de sementes da mata que existia antes da construção. “Eles reproduzem espécies apenas nativas e é feita uma seleção criteriosa. Assim, reflorestam o que foi ocupado pela água na época da construção da unidade”, explica.

Outro destaque dado pelo professor é o cuidado com a fauna do rio. “Existe um elevador e uma escada para peixes, que precisam subir o rio”, esclarece.

Ravelli finaliza mencionando que também fizeram um passeio de barco e chegaram a um ponto em que foi possível ver os três estados, perto de onde a hidrelétrica está situada.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /