202404260849

Notícias

XV Semana da Psicologia da Uniara termina nesta sexta-feira, dia 5

Publicado em: 04/05/2017

A “XV Semana da Psicologia”, promovida pelo curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, tem sido muito rica em termos de apresentações, segundo a coordenadora da graduação, Simoni de Cássia Haddad Penteado, “justamente porque traz temas de interesse dos alunos, propostos por eles, envolvendo-os muito positivamente”. O evento, que teve início no dia 2 de maio, termina nesta sexta-feira, dia 5, no auditório José Araújo Quirino dos Santos.

“Na abertura, tivemos uma apresentação circense da Escola de Circo HuLeRu, que, do ponto de vista cultural, mostrou a importância do empenho, desde pequeno, para se conquistar um objetivo. Tivemos crianças usando perna de pau e fazendo malabares. Penso que é muito importante aliar a veia artística a maneiras de se expressar, um ponto em que a psicologia deve estar atenta também”, destaca Simoni.

Ainda na mesma noite, ela menciona a palestra “Planejamento antecipado de cuidados de final de vida: desafios e possibilidades frente ao paciente jovem com câncer”, “que foi extremamente importante, pois colocou os psicólogos a par de protocolos estrangeiros para o tratamento da questão da morte de uma maneira bastante inovadora”.

Nesta quarta, dia 3, a docente lembra que foi realizada uma mesa-redonda sobre o transtorno do espectro autista, “muito significativa, pois trouxe uma visão multidisciplinar da medicina e da psicologia”. “Também tivemos a participação de nossos quintanistas, que apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs, o que fez com que a plateia ficasse bastante entusiasmada com a qualidade dos estudos e a competência nas explanações. Foi motivo de orgulho para o curso”, alegra-se.

Nesta quinta, dia 4, Simoni informa que será promovida uma palestra sobre o trabalho do psicólogo em contexto de urgência e emergência em saúde, “que também promete trazer informações muito importantes para uma área que tem se ampliado”. “Teremos ainda a apresentação de uma ex-aluna que está fazendo mestrado na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, para falar um pouco de sua trajetória e de sua tese”.

Encerrando a “XV Semana da Psicologia”, a professora ressalta que será realizada uma mesa-redonda nesta sexta-feira, dia 5, que tratará de questões relacionadas ao âmbito jurídico da psicologia, abordando o sistema penitenciário. “Também contaremos com outra apresentação de TCC, que trata de assunto semelhante: as relações parentais no âmbito jurídico”, finaliza a coordenadora, que enfatiza a grande participação dos estudantes da graduação na organização e no prestígio ao evento.

Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Programação


04/05, quinta-feira

19h - Prata da Casa: apresentação cultural de alunos do curso
19h30 – Depoimento da psicóloga Isabela Carmona
20h15 – Coffee break
20h45 – Palestra: “O trabalho psicológico em contexto de Urgência e Emergência em saúde”, com a psicóloga Paula Mayara Souza Theodoro

 

05/05, sexta-feira

19h – Apresentação de TCC: “O debate em torno das alegações de alienação parental à luz dos processos judiciais: uma análise documental”, de Fátima Regina de Freitas e Lívia Colazante Moyano Malara, sob orientação do professor Fábio de Carvalho Mastroianni
19h45 – Coffee break
20h15 – Palestra: “Atuação do psicólogo no sistema penitenciário: da avaliação dos sentenciados à reabilitação dos agentes penitenciários”, com o professor e psicólogo Armando Rocha Júnior

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI