202404181827

Notícias

Implantes e osseointegração são temas de palestra ministrada por professor da Universidade de Michigan, na Uniara

Publicado em: 26/04/2017

O professor assistente da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, Gustavo Mendonça, abordou modelos de estudo in vitro e in vivo relacionados a superfície de implantes e osseointegração, em sua palestra, ministrada nesta terça-feira, dia 25 de abril, na unidade IV da Universidade de Araraquara – Uniara. O evento foi promovido pelo Mestrado em Ciências Odontológicas: Implantodontia e Ortodontia da instituição.

“Temos trabalhado com superfície de implantes, no sentido de entender como o osso cicatriza, para que seja possível ter implantes melhores, a fim de que, quando forem colocados no osso do paciente, durem um tempo maior e cicatrizem mais rapidamente”, explica Mendonça.

Ele conta que, quando o paciente é saudável, “o processo não tem tanta importância porque o osso é bom, e isso ocorre sem problemas”. “Porém, quando é fumante, tem diabetes ou osteoporose, por exemplo, uma superfície melhor passa a ser importante nesse momento, pois melhora a resposta óssea e favorece a cicatrização do osso. Você faz o implante no osso, sendo que é preciso iniciar esse processo mais rapidamente ou melhorá-lo. E a ideia foi entender como isso funciona”, esclarece.

O coordenador do Mestrado, Rogério Margonar, destaca que a vinda de Mendonça “foi muito importante para a ambiência científica na Uniara, já que, após a criação de curso de Mestrado em Odontologia, o interesse pela iniciação científica por parte dos alunos de graduação tem sido constante”. “Mais especificamente, a linha de pesquisa que ele trabalha possibilita o desenvolvimento de materiais biocompatíveis para o uso dos implantes dentários, beneficiando pacientes com problemas sistêmicos, com pouca qualidade óssea. O professor nos mostrou a metodologia utilizada em seu centro de pesquisa em Michigan, nos Estados Unidos, e essa troca de conhecimento e integração foram muito boas”, diz.

Informações sobre o Mestrado em Ciências Odontológicas da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI