Notícias

Uniara promove abertura solene de projeto de incentivo à leitura

Publicado em: 13/04/2017

A Universidade de Araraquara – Uniara realizou, nesta quarta-feira, dia 12 de abril, a abertura solene do projeto de incentivo à leitura “Ler é a Solução”, promovido pelo curso de Pedagogia, em parceria com as graduações de Biologia e Nutrição.

A integrante do Grupo Teatral Olhos d’Arte, Marcela Barbosa, iniciou a noite com “Memória da palavra – Histórias que me contaram, que li e vivi”. “Além da oralidade, também trabalho com a leitura, e a oportunidade de desenvolver isso na abertura desse projeto é muito importante, pois ele tem tudo a ver com o que faço, uma vez que a leitura leva à memória”, conta.

Em seguida, foi a vez da professora e autora da obra “Hoje é dia de Museu - As Aventuras de Xuxu e Clarinha”, Márcia Jóe, falar da importância da leitura para a formação do cidadão. “O título do projeto é perfeito: ler realmente é a solução. A leitura muda muita coisa em nossa vida, é uma transformação, uma evolução do ser humano. Aprendemos a ler e devemos continuar lendo, ampliando, assim, nossa visão de mundo”, ressalta. Logo após, a professora Vanessa Colombo Corbi fez a apresentação do projeto.

A docente Maria Betânia Platzer afirma que, ao longo das nove edições do “Ler é a Solução”, a presença do público é cada vez maior. “Os alunos têm se interessado e partilhado as experiências do projeto. Eles levam para os professores e para a coordenação quais são os pontos positivos, pontuando também aspectos a serem cada vez mais aprimorados. Também temos a preocupação de ouvir os alunos sobre o projeto em si. Há uma participação muito interessante e rica, com resultados bastantes significativos, tanto que nos últimos anos o curso de Biologia acabou fazendo parte do projeto e, neste ano, temos a turma da Nutrição. Isso revela o quanto o projeto traz uma experiência importante, que reflete na formação do graduando. Isso reforça o valor da leitura na formação profissional e pessoal”, completa.

“Ler é a Solução”

O projeto, idealizado pelo chefe do departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS da Uniara, professor doutor Mivaldo Messias Ferrari, e que tem como responsáveis as professoras Dirce Charara Monteiro, Maria Betanea Platzer, Silvia Helena F. Fortes Bassi, Vanessa Colombo Corbi e a coordenadora da graduação de Nutrição, Ana Carolina Carneiro, e é organizado pela professora Ednayr Camargo da Silva e pela secretária do CHS, Elisabete Perassolli.

Os objetivos do projeto são: conduzir o estudante ao prazeroso universo da leitura; auxiliar a escola na tarefa de despertar o prazer da leitura; desenvolver e avaliar atividades que auxiliem na leitura e na interpretação de textos; levar o leitor a ler por prazer, e contextualizar o mundo em que vive; facilitar ao máximo o acesso ao livro; mostrar ao estudante o papel fundamental da leitura para o aprimoramento da produção escrita, e levá-lo a entender, estudar e debater a temática da leitura, que inclui texto e contexto.

Na iniciativa, docentes das três graduações devem indicar ao menos três obras sobre assuntos específicos dos cursos ou não, de seu componente curricular, livros, teses, monografias, contos etc, elaborar um roteiro de leitura para o aluno, com tópicos que serão analisados, e devolver a ele o diário de bordo devidamente avaliado, ao final das atividades.

Por sua vez, os participantes deverão ler ao menos dois livros indicados pelos professores, e um terceiro à sua livre escolha, e elaborar um relatório sobre cada obra, com breve informação sobre o autor, enredo da história, seleção de trechos que mais apreciaram (com comentários) e sugestões de contribuições do projeto para sua formação como leitor.

Os coordenadores de Pedagogia e Biologia, e do “Ler é a Solução”, Uiliam Moraes Folsta e Teresa Kasuko Muraoka, respectivamente, comentam que a maioria dos universitários se limita à leitura obrigatória de textos indicados pelos professores. “A mudança desse quadro requer desenvolver ações que despertem o gosto dos alunos pela leitura e incentivem neles o pensamento crítico sobre a realidade na qual estão inseridos. Portanto, estimular o estudante a ler é oferecer-lhe condições de compreender a temática da leitura do ponto de vista científico, estético, ético e político”, destacam.
A entrega dos certificados de conclusão, para quem ler três livros, será realizada no dia 5 de setembro.

Últimas notícias:

Busca

Assessoria de imprensa
assimprensa@uniara.com.br
16 3301 7142
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N