202404260522

Notícias

A abrangência da acupuntura

Publicado em: 14/02/2017

Quando se fala em acupuntura, um dos pensamentos mais comuns que surgem é o de algumas agulhas inseridas em partes do corpo para aliviar pontos de dor. Entretanto, a técnica é muito mais abrangente do que se imagina, e não necessariamente utiliza agulhas. A coordenadora do curso de pós-graduação em Acupuntura da Universidade de Araraquara – Uniara, Andressa Mendonça Turci, fala sobre o assunto e destaca seus benefícios.

Ela comenta que as principais finalidades da acupuntura são a saúde, na sua promoção, manutenção e recuperação, e a prevenção contra doenças. “Usa-se práticas terapêuticas inspiradas nas tradições da medicina tradicional chinesa, com o objetivo de compreender os fatores que levam à desarmonia energética dos indivíduos, e como encontrar o equilíbrio”, explica.

Por sua vez, outro ponto que deve ser levado em conta, segundo a docente, é a maneira de como buscar esse equilíbrio. “Para tanto, a acupuntura usa técnica com a aplicação de agulhas em pontos específicos na pele, a fim de obter uma resposta terapêutica de acordo com o problema de saúde apresentado pela pessoa. Ela pode ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos”, afirma.

Atenuar doenças, dores físicas e estresse são apenas alguns exemplos tratados pela acupuntura. “As técnicas usadas pela ciência restabelecem o equilíbrio do corpo em sua totalidade, com função analgésica, anti-inflamatória, relaxante muscular e de modulação das emoções. Restitui os confortos físico e mental, e restaura o bem-estar geral ao indivíduo. Desse modo, é muito benéfica àqueles com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos”, destaca Andressa.

Em relação a patologias cirúrgicas, a coordenadora menciona que a acupuntura pode ser usada para melhorar o estado imunológico do paciente e apressar sua recuperação no período pós-operatório, além de promover a diminuição de medicamentos devido a intoxicações, e o aumento da resistência corpórea, além de ser capaz de mudar a constituição corporal. “Isso reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica”, aponta.

De acordo com a professora, muitos ainda pensam que a acupuntura é realizada somente com agulhas, “e o temor delas é uma desvantagem em procurarem o atendimento”. “Porém, trata-se de um procedimento totalmente seguro e não apresenta contraindicação, mas sim, precaução. Por isso, todos deveriam entender que não é indicada apenas para o tratamento da dor”, salienta ela.

Diversas outras vantagens da acupuntura são listadas pela coordenadora: “várias possibilidades de aplicação; é utilizada para qualquer doença e em qualquer faixa etária; é facilmente associada a outras modalidades terapêuticas, e é um tratamento seguro e um método auxiliar de diagnóstico”. “Podem ser usados também a moxa, o laser, a eletroacupuntura, a acupuntura auricular e a ventosaterapia, entre outras técnicas que não estão necessariamente relacionadas à inserção de agulhas”, completa.

Andressa lembra que a acupuntura chegou ao Brasil em 1908 pelas mãos de imigrantes japoneses, todavia, permaneceu em âmbitos familiar e local - nas colônias japonesas - até meados da década de oitenta, “quando ainda era foco de preconceito, apontada ao lado de casos de charlatanismo e esoterismo”. “Atualmente, é amplamente difundida, e conta com a credibilidade da opinião pública e de diversos conselhos profissionais da área de saúde, sendo o primeiro deles o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais. “Ela ganha, dia após dia, mais e mais adeptos”, finaliza.

Informações sobre a pós-graduação em Acupuntura da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/pos-graduacao ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI