202404252100

Notícias

Fotoclube Aracoara é tema de TCC de alunos de Jornalismo da Uniara

Publicado em: 11/01/2017

O Fotoclube Aracoara foi tema do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC dos estudantes de Jornalismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Adriana Haruyo Nagazako, Felipe Benedette Corrêa, Letícia de Oliveira dos Santos, Patrik Rocha e Thierry de Lima Santos. Intitulado “Entre Cliques e Sóis: Fotoclube Aracoara”, o vídeo-documentário, orientado pela professora Maria Cristina Dias, pode ser visualizado no link https://goo.gl/wWBpZJ.

“Por meio desse trabalho, buscamos retratar a história e a atuação do Fotoclube Aracoara, uma associação de fotógrafos de Araraquara e região criada em 1951 e oficializada em 1952. O grupo mantém suas atividades até hoje, com registros da cidade e com a preservação da cultura, das construções e das pessoas do município e da região. Trata-se de um elemento importante no cenário cultural da cidade”, comenta Corrêa, representando seu grupo.

Ele conta que a ideia da produção surgiu após tomarem conhecimento, pela internet, da existência do Fotoclube e que, ao apresentarem a proposta aos professores da graduação, receberam bastante apoio, “uma vez que o tema era inédito e a melhor maneira para desenvolvê-lo seria por meio de um vídeo-documentário”.

“Acompanhamos os passeios realizados pelo Fotoclube Aracoara em 2016, para fazermos as filmagens dos integrantes, desde o manuseio da câmera até o click no botão. Os locais em que foram feitas as filmagens e, posteriormente, as entrevistas, foram Brotas, Jaú, o Museu da Imagem e Som de Araraquara, o Assentamento Bela Vista e uma pedreira localizada a seis quilômetros da cidade”, detalha o aluno.

O TCC não é direcionado a um público específico, de acordo com Corrêa, entretanto, em sua opinião, quem aprecia mais a fotografia terá maior interesse em conhecer mais sobre a história do Fotoclube. “Mas qualquer um que assistir ao nosso vídeo irá compreender claramente toda a trajetória da associação e suas atividades atuais, pois o nosso foco foi em relação ao impacto da fotografia dentro do contexto sociocultural de Araraquara”, finaliza.

Informações sobre o curso de Jornalismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI