202404251128

Notícias

Coordenadora do Núcleo de Atividades Turísticas da Uniara sugere lugares para as crianças aproveitarem as férias

Publicado em: 10/01/2017

Enquanto os adultos, nas férias, geralmente procuram relaxar e fazer atividades tranquilas de lazer, as crianças, ativas, querem se divertir e aproveitar o período ao máximo. Uma das opções para distração pode ser levá-las para passeios turísticos. A coordenadora do Núcleo de Atividades Turísticas da Universidade de Araraquara – Uniara e do Curso Técnico em Guia de Turismo do Instituto de Educação São Bento, ligado à instituição, Nádia Pizzolitto, dá dicas de lugares onde os pais podem levar seus filhos durante as férias.

Em Araraquara, a brincadeira pode começar por uma “caça” diferente, nas ruas da cidade. “Poderíamos pensar em procurar pegadas de dinossauros. São vários pontos, sendo que dois em destaque são o Museu a Céu Aberto da rua Voluntários da Pátria (rua 5) e o Parque Infantil (rua São Bento, s/n). Ali constam pegadas diversas e vale muito a diversão”, comenta Nádia.

Ainda dentro do assunto, ela sugere uma visita ao Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara – MAPA (rua Voluntários da Pátria, 1485, no Centro), “onde as crianças poderão aprender brincando”.

Na linha dos museus, a docente menciona três “que fazem sucesso”, de acordo com o perfil de cada criança. “O Museu do Futebol e Esportes de Araraquara (rua Mauro Pinheiro, 150, dentro do Estádio Municipal Dr. Adhemar Pereira de Barros, a “Arena da Fonte”), com suas histórias e objetos, e um passeio na praça da frente, a Scalmandré Sobrinho, costumam ‘agitar a turma’. O Museu Ferroviário (rua Antônio Prado, s/n, no Centro), com toda a estrutura dedicada à época, suas obras e sua história, também encanta a garotada. E, por último, o Museu do Boneco (avenida Feijó, 804, no Centro) chama bastante a atenção”, garante.

Outra dica da coordenadora, pensando em natureza, é o Parque do Basalto (avenida São João, s/n, no Jardim Pinheiros), mantido pela Uniara. “Trata-se de um lado verde da cidade que encanta muito os visitantes”, explica.

No Departamento Autônomo de Água e Esgotos - DAAE (rua Domingos Barbieri, 100, na Vila Harmonia), Nádia conta que há um espaço do qual as crianças “gostam muito também, pela área e pelas brincadeiras que ali podem desenvolver”.

Saindo de Araraquara, mas ainda na região, há opções para crianças que gostam de aventura e para aquelas que querem adquirir conhecimento. “Não tem como não citar a cidade de Brotas, com espaço natural e várias cachoeiras e quedas d’água. Já um ‘oposto’ é o Museu Casa de Portinari, em Brodowski. É uma alternativa de lazer fantástica para quem quer conhecimento agregado a entretenimento”, diz Nádia.

Já para as famílias que têm a oportunidade de viajar a destinos mais distantes, a professora sugere parques temáticos e lugares onde as crianças terão contato com situações fora das de seu cotidiano. “Por exemplo, uma criança do interior visita a praia e lá conhece espaços e animais – vendo-os tanto em seu habitat, quanto em um aquário, por exemplo -, o que lhe permite novas vivências”, afirma.

Já a simplicidade pode “ser mais” para uma criança que mora na cidade grande. “Ter contato com animais como a vaca, que produz o leite, e ver como é realizado o processo de sua extração, pode ser uma boa. Afinal, muitas acreditam que o leite vem da caixinha. Além disso, ver como é uma horta e observar as frutas nas árvores é uma experiência que enriquece a vida delas. E reforço mais uma vez: muitos dos museus, hoje, são interativos e agregam valor ao conhecimento e à diversão”, destaca Nádia.

“Vale também descobrir novos lugares e novos encantos, e fazer das férias um misto de aventura e curtição”, finaliza a professora.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI