202404180959

Notícias

Musicoterapeuta, o profissional que lida, por meio de elementos musicais, com saúde e qualidade de vida

Publicado em: 14/09/2016

Nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, é comemorado o Dia do Musicoterapeuta, “profissional habilitado a trabalhar com os elementos musicais dentro de uma abordagem voltada à saúde e qualidade de vida”, que lida com a “utilização da música e dos elementos musicais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do indivíduo, considerando suas condições físicas, culturais, emocionais, sociais, educacionais, comunicativas e terapêuticas”, como explica a professora do curso de Pedagogia da Universidade de Araraquara – Uniara, Erica Viana.

Ela conta que são muitos os benefícios da musicoterapia, assim como as áreas de atuação onde ela pode estar presente. “No âmbito educacional, ela privilegia os aspectos cognitivos e contribui de forma efetiva com a reabilitação de pessoas com dificuldades motoras, sociais, intelectuais e comunicativas. Clinicamente, os benefícios são terapêuticos, e encontramos uma gama maior de abordagens musicoterapêuticas como as imagens guiadas pela música; a improvisação musical; a musicoterapia analítica e comportamental. Em ambiente hospitalar, as intervenções buscam promover bem-estar e momentos prazerosos para o paciente”, ressalta.

Mesmo com tantos pontos positivos, no Brasil, na opinião da docente, a musicoterapia, apesar de ser uma profissão regulamentada, ainda não é valorizada. “Existem poucos cursos de formação e muitas abordagens que brigam entre si em busca de uma identidade. Acredito que o principal desafio seja realmente o reconhecimento da profissão e a ampliação das possibilidades de atuação profissional”, reflete.

Ainda assim, o valor da profissão é grande, segundo Erica. “Sabemos que a música exerce uma grande importância na vida do ser humano. Ela está presente em contextos socioculturais, de aprendizagem, interpessoais, históricos etc. Quando podemos utilizar e potencializar a música para oferecer ao outro melhor qualidade de vida, estamos contribuindo diretamente para o desenvolvimento de um indivíduo mais feliz e sensível”, finaliza.

Informações sobre o curso de Pedagogia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI