202404182028

Notícias

Parque do Basalto da Uniara oferece lazer e contato com a natureza

Publicado em: 14/01/2014

Cachoeiras, árvores, plantas, animais e espécies nativas dentro da cidade? Sim, no Parque do Basalto, em Araraquara, isso é possível! O espaço ecológico mantido pelo Centro Universitário de Araraquara – Uniara oferece diversas opções de lazer para a população.

No local, é possível ficar mais próximo da natureza sem a necessidade de se deslocar para fora da cidade. O Basalto possui área total de 67 mil m², e está localizado entre os bairros Jardim Pinheiros e Parque Residencial São Paulo, área leste de Araraquara.

Espaços ecológicos como o Parque, que nasceu da recuperação de uma área degradada e conserva em seus domínios grande biodiversidade, têm grande importância para o crescimento sustentável da cidade. "A recuperação do espaço transformou o local em uma ´ilha´ de refúgio de fauna, onde muitas espécies encontraram abrigo e alimento", salienta o coordenador do espaço e professor da Uniara, João Carlos Geraldo.

De acordo com ele, áreas públicas como a do parque possibilitam maior contato e proximidade da população e de estudantes com programas de conscientização e educação ambiental. “É uma área verde inserida em um contexto urbano, o qual vem sofrendo expansão e adensamento, sendo que o centro da cidade está sendo verticalizado e os quintais estão desaparecendo. A proximidade das pessoas com o mundo natural está cada vez mais distante no cotidiano. Por isso, é essencial a implantação e manutenção dessas ‘ilhas´ verdes na trama urbana", avalia.

O Parque do Basalto é aberto ao público e funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. As visitas podem ser independentes, sem necessidade de agendamento, mas, para quem desejar o serviço de visitas monitoradas, pode entrar em contato pelo telefone (16) 3301-7188 ou pelo e-mail chs@uniara.com.br. Outras informações podem ser obtidas no endereço http://www.uniara.com.br/parque_do_basalto/.

 

Lazer

Fazer caminhadas pelas trilhas, piqueniques, tirar fotos, e observar aves e plantas são algumas das atividades que podem ser realizadas no local. Mas se você gosta de esportes radicais, também pode aproveitar as cascatas e cachoeiras para a prática de escaladas e rapel (mediante prévia autorização).

De acordo com Geraldo, o parque está mais voltado ao lazer contemplativo que ativo. "É possível observar a paisagem e a vegetação originária de vários lugares do Brasil e até de outros países, uma parte delas identificadas com placas. Também há uma lanchonete e um espaço que pode ser utilizado para reuniões e refeições", destaca Geraldo.

 

Ecossistemas

Espécies nativas e exóticas compõem o grande acervo botânico do parque. "As espécies são distribuídas por grupos pertencentes às várias famílias botânicas, além de amostras de vegetação da Amazônia, dos cerrados, da mata de galeria e vegetações aquáticas, entre outras", detalha o docente.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI