202404161703

Notícias

Professor de Biologia da Uniara tem dois artigos publicados em renomadas revistas especializadas internacionais

Publicado em: 22/12/2014

O professor do curso de Biologia do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Douglas Peiró, teve dois artigos sobre reprodução de crustáceos publicados nas revistas Invertebrate Reproduction & Development, e SEXUALITY AND EARLY DEVELOPMENT IN AQUATIC ORGANISMS, duas renomadas publicações internacionais especializadas em reprodução de invertebrados e de outros animais marinhos.

Ele conta que os artigos, intitulados “Reproductive strategy of the ghost shrimp Callichirus major (Crustacea: Axiidea: Callianassidae) from the southwestern Atlantic: sexual maturity of females, fecundity, egg features, and reproductive output” e “Symbiotic reproductive strategies of Austinixa aidae in the southwestern Atlantic Ocean, Brazil: sexual maturity of females, fecundity and egg features”, abordam o ciclo de dois crustáceos de diferentes espécies que vivem juntos, em uma simbiose.

“É importante conhecer o ciclo reprodutivo de cada um, pois, por serem simbiontes, vivem uma relação ecológica denominada comensalismo, em que pelo menos um deles tem benefícios. Um é utilizado comercialmente, o chamado ‘corrupto de praia’, utilizado como isca para pesca. Conhecendo os ciclos reprodutivos dos dois, pode-se estimar o ‘período de defeso’ e, portanto, também podemos estabelecer o período em que podem ser capturados. Se essas coletas acontecem de forma abusiva, por exemplo, prejudicam seus micro habitats e, consequentemente, outras espécies a ele associadas”, explica.

Os dois artigos têm ligação com uma linha de pesquisa que Peiró está desenvolvendo com a pesquisadora do Havaí, Michelle Jungbluth, que esteve no Brasil recentemente. De acordo com o docente, ela saiu de Londres em um navio oceanográfico, atravessou o Atlântico e passou pelo Pacífico até o Chile, fazendo coletas ao longo de toda a costa, tudo durante quase dois meses, até chegar no Brasil.

“Passamos quatro dias em Ubatuba fazendo coletas e pesquisando lugares e espécies com as quais poderíamos fazer comparações entre as faunas brasileira e a havaiana, além de uma prospecção para analisarmos os possíveis projetos e os tipos de animais que poderemos utilizar para trabalharmos em parceria”, detalha o docente, revelando que a pesquisa foi feita em locais ainda não investigados. “Procuramos por outras praias de Ubatuba e encontramos algumas possibilidades às quais poderemos nos dedicar”, finaliza.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI