202403281252

Notícias

Uniara firma parceria com Instituto Inova, gestor do Parque Tecnológico de São Carlos

Publicado em: 11/04/2014

O Centro Universitário de Araraquara – Uniara, por meio do Grupo de Pesquisa em Química Medicinal e Medicina Regenerativa – QUIMMERA, assinou uma minuta de parceria com o Instituto Inova, gestor do Parque Eco Tecnológico Damha, de São Carlos. A formalidade aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 11 de abril, no auditório José Araújo Quirino dos Santos, localizado na unidade I da Uniara, durante o “I Simpósio Internacional de Química Medicinal e Medicina Regenerativa de Araraquara”, quando o reitor, professor doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, e o presidente do Instituto, José Octavio Armani Paschoal, fizeram as assinaturas.

Um dos idealizadores do QUIMMERA, o professor e pesquisador André Capaldo Amaral, detalha que, por meio da parceria, será instituído, dentro do Parque Tecnológico, um núcleo do grupo de pesquisa, “cuja finalidade é criar mais uma possibilidade de transferência de tecnologia dos produtos biotecnológicos gerados e viabilizar para que isso chegue à indústria”.

O presidente do Instituto afirma que está bastante satisfeito com a parceria. “Quando unimos a Uniara, que traz uma proposta bastante inovadora, com o Parque Tecnológico, que é um espaço preparado para o surgimento de ideias e de sua transformação em negócios, criamos um ambiente de estímulo e empreendedorismo para os estudantes que atuarão no espaço. É uma estrutura suportada pela Uniara, Unicamp, Unesp, USP etc, que transmitem conteúdo cultural, acadêmico e conceitual”, comenta.

Para o reitor da Uniara, o projeto é muito importante, “pois permitirá que a instituição tenha um centro avançado de pesquisa, juntamente com outras grandes universidades”.

 

Instituto Inova

O Instituto Inova é uma associação civil de interesse público que congrega mais de quarenta empresas de tecnologia e é responsável pela implantação e gestão do Parque Eco Tecnológico Damha, do grupo Encalso-Damha.

Atua na interface entre empresas de base tecnológica e instituições de fomento e desenvolvimento científico e tecnológico, por meio de atividades de consultoria, assessoria e como elo na transferência de tecnologia entre o meio acadêmico e o mercado.

Criado originalmente como Cluster São Carlos de Alta Tecnologia, o Inova reúne especialistas em gestão de negócios baseados em tecnologias inovadoras e projeta a construção de um Centro de Inovação e uma Incubadora de Empresas, no Parque Ecotec Damha.

Seu modelo de atuação é também inovador, com foco em metas de negócios em áreas estratégias de desenvolvimento, como materiais, fotônica, microeletrônica, nanotecnologia, bioenergia, instrumentação, engenharias e tecnologia da informação.

O Parque Ecotec Damha é o principal empreendimento gerenciado pelo Inova, com infra-estrutura completa para instalação de empresas de pequeno, médio e grande porte, de base tecnológica.

É o maior empreendimento do gênero no estado de São Paulo e está localizado na Rodovia Tales de Lorena Peixoto Filho - SP-318, que liga São Carlos a Ribeirão Preto, próximo ao campus da UFSCar.

Com um milhão de metros quadrados, ele faz parte do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, programa da Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo, e tem apoio de órgãos de fomento do Governo Federal, da Prefeitura de São Carlos e de diversas universidades e institutos de pesquisa. (Informações do site www.institutoinova.org.br)

 

Parque Eco Tecnológico Damha

O Parque Eco Tecnológico Damha de São Carlos veio criar, ampliar e aprimorar oportunidades de investimento e negócios envolvendo novas tecnologias, estimulando a sinergia entre universidades, institutos de pesquisa e empresas no município, já reconhecido internacionalmente como polo de ciência, tecnologia e inovação.

São metas do Parque: atrair empreendimentos inovadores; apoiar áreas estratégicas de desenvolvimento; aproximar empresas, centros de pesquisa e universidades; promover parcerias público-privadas; manter um modelo de gestão inovador; integrar áreas tecnológicas, empresariais, residenciais, esportivas e ecológicas; fortalecer as empresas já existentes; oferecer e/ou criar vantagens competitivas às empresas da região; prestar serviços de gestão, representação, consultoria e assessoria, e apoiar estudos de viabilidade técnica e econômica. (Informações do site www.institutoinova.org.br)

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI