202403281638

Notícias

Aluna de Enfermagem da Uniara desenvolve trabalho de verificação de bacilos de tuberculose em domicílio coletivo

Publicado em: 24/06/2013

A aluna do quarto ano do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Patricia Alves Parizi, desenvolveu o estudo “Sensibilização para busca de sintomáticos respiratórios em domicílio coletivo”, no qual verificou a presença ou não do bacilo causador da tuberculose pulmonar em mulheres. O trabalho foi orientado pela professora da graduação, Ângela Aparecida Costa.

Patricia conta que a ideia do projeto surgiu durante o estágio supervisionado feito no Serviço Especial de Saúde de Araraquara – SESA, “no setor de Tisiologia, onde foi observado que as pessoas que iniciavam o tratamento de tuberculose possuem pouco conhecimento e/ou conhecimento distorcido dessa patologia”.

Diante da constatação, ela optou por desenvolver uma atividade com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a doença e sensibilizar as mulheres para busca ativa de sintomáticos respiratórios. “A partir disso, fiz contato com os profissionais da saúde a fim de mostrar meu interesse em trabalhar com isso. Após esse contato, agendamos um encontro, onde realizei uma palestra sobre tuberculose, utilizando como material de apoio um álbum seriado e folders sobre a patologia contendo sintomas, transmissão e tratamento”, completa.

A estudante explica que o procedimento básico para verificar a possível presença do bacilo é, basicamente, colher duas amostras de escarro em dias consecutivos. “Não pode ser saliva, tem que ser secreção pulmonar”, ressalta Patrícia, que detalha que o material coletado será utilizado pelo laboratório para verificar a possibilidade de infecção. “A orientação da coleta é importante para que se obtenha o material adequado”, diz.

A intenção da aluna é levar o projeto para outras instituições, como escolas municipais, estaduais, comunidades carentes, orfanatos e instituições de longa permanência, como asilos. “Acredito que a informação é o melhor meio para a descoberta precoce da doença”, finaliza.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI