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Formação: Tecnológico

Modalidade: Presencial

Período: Noturno

Duração: 2 anos e meio

Vagas anuais: 80

Jogos Digitais

O Curso

O mercado Brasileiro é o quarto maior mercado de Jogos Digitais do mundo. Uma das razões do crescimento de sua importância é que, atualmente, eles são consumidos também por crianças, mulheres e idosos, e não só por jovens do sexo masculino.

Além disso, os games ultrapassaram a finalidade somente de Entretenimento, adquirindo também um caráter “sério” - Serious Games ou Jogos Sérios como são chamados no Brasil - e foram associados às atividades de Educação, Pesquisas Científicas, Treinamentos Corporativos, Capacitação no Atendimento de Saúde, Arquitetura e Construção Civil, entre outros.

A indústria de jogos digitais tem sua importância relacionada não somente à sua capacidade de geração de emprego e renda, mas também por promover a inovação tecnológica, que transborda para os mais diferentes setores da economia para além do Entretenimento.

Os games são produtos de alta tecnologia, mas também são atividades artísticas e dependem de pessoal altamente qualificado para sua produção. Conhecimentos técnicos e artísticos precisam interagir no desenvolvimento de sistemas complexos. Diante disso, a Universidade de Araraquara - Uniara, oferece o curso superior de Jogos Digitais, atendendo à demanda crescente no cenário brasileiro atual, oferecendo ao mercado de trabalho profissionais qualificados, de postura ética e capazes de atuar desde a concepção, planejamento e projeto até à execução, manutenção e controle dos jogos.

Mercado de Trabalho

Pensando na indústria brasileira, percebe-se que há uma concentração de empresas na região sudeste, principalmente no estado de São Paulo, o que mostra que, consequentemente, a maior parte das empresas está localizada nessa área. É possível que isso ocorra devido às condições favoráveis desta localidade, como fácil acesso à internet, às ferramentas de desenvolvimento e às oportunidades de negócios.

As vantagens do egresso do curso diante desta perspectiva são enormes: ele está inserido num polo no qual circulam empresas, informações e consumo de games. Por isso, este profissional será capaz de oferecer uma mão de obra qualificada para atuar nesse mercado em ascensão.

Matriz Curricular

1° Semestre
Disciplinas Carga Horária
Total do Semestre 500
Teoria de Jogos 50
Desenho e Ilustração 50
Comunicação e Cultura Digital 50
Roteirização e Storyboard I 50
Introdução à Programação 50
Sound Design 50
Animação Digital 50
Modelagem 2D para Jogos Digitais 50
Comportamento e Cognição em Jogos Digitais 50
Arquitetura e Redes de Computadores I 50
2° Semestre
Disciplinas Carga Horária
Total do Semestre 550
Fundamentos de Jogos Digitais 50
Produção de Mídias Digitais 50
Design de Interação 50
Roteirização e Storyboard II 50
Narrativas Audiovisuais 50
Programação para Jogos Digitais I 50
Game Engine I 50
Arquitetura e Redes de Computadores II 50
Design de Personagens 75
Laboratório de Produção em Jogos Digitais I 75
3° Semestre
Disciplinas Carga Horária
Total do Semestre 550
Game Engine II 50
Programação para Jogos Digitais II 50
Banco de Dados para Jogos Digitais I 50
Level Design I 50
Interfaces para Jogos Digitais I 50
Modelagem 3D para Jogos Digitais I 50
Jogos Digitais para Web 50
Ficção Interativa 50
Interação Lúdica 50
Laboratório de Produção em Jogos Digitais II 100
4° Semestre
Disciplinas Carga Horária
Total do Semestre 550
Game Engine III 50
Programação para Jogos Digitais III 50
Banco de Dados para Jogos Digitais II 50
Level Design II 50
Interfaces para Jogos Digitais II 50
Modelagem 3D para Jogos Digitais II 50
Narrativas Transmídia 50
Gamificação 50
Metodologia de Projeto para Jogos Digitais I 50
Laboratório de Produção em Jogos Digitais III 100
5° Semestre
Disciplinas Carga Horária
Total do Semestre 600
Empreendedorismo 50
Marketing e Redes Sociais 50
Sociedade, Tecnologia e Sustentabilidade 50
Jogos Digitais para Dispositivos Móveis 100
Aspectos Legais e Éticos em Jogos Digitais 50
Metodologia de Projeto para Jogos Digitais II 100
Projeto Experimental em Jogos Digitais 200

Corpo docente

Coordenador(a)

Juliano Marcello possui graduação em Ciências da Computação (2002), atualmente denominado Sistemas de Informação, pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara, MBA em Tecnologia e Negócios na Internet (2004) pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos e mestrado em Ciência da Computação (2009) também pela UFSCar. É coordenador dos cursos de graduação em Design Digital e Jogos Digitais da Universidade de Araraquara - Uniara. Também coordena a área de Tecnologia da Informação dos cursos de pós-graduação a distância da Uniara, é coordenador tecnológico do Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) e responsável pelo setor de Desenvolvimento de Sistemas - WEB da Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/8571611787891164

Professor(a)

Adeline Gabriela Silva Gil possui graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado em Comunicação Midiática (2008) pela mesma Instituição e é doutora em Artes Visuais (2017) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Ministra aulas no ensino superior desde 2009.
http://lattes.cnpq.br/8001639462722882

Daniel dos Santos Robledo é graduado em Desenho Industrial (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialista em Design Gráfico (2009) pela Universidade de São Paulo - USP e mestre em Comunicação e Semiótica (2013) pela Pontifícia Universidade Católica. Possui experiência de 10 anos de atuação em agências de design e publicidade, atuando como diretor de criação de 2009 a 2014. Tem experiância nas áreas de Comunicação, Design e Ilustração.
http://lattes.cnpq.br/4596789099911809

Diogo Augusto Gonçalves possui graduação em Imagem e Som (2013) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e mestrado em Imagem e Som (2015) pela mesma Instituição. Atua do ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/0555701646963289

Felipe Diniz Dallilo possui graduação em Processamento de Dados (2009) pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC e mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional (2014) pela Universidade de São Paulo -USP.
http://lattes.cnpq.br/5012184241957733

Fernando Tiosso possui graduação em Ciências da Computação (2001) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. É mestre em Ciências (2015) pela Universidade de São Paulo - USP e doutorando em Ciências também pela USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/3027661828125771

Gleidson Gouvêa da Silva possui graduação em Publicidade e Propaganda (2008) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e é especialista em Gestão de Marcas e Marketing (2010) pela mesma Instituição. Ministra aulas do ensino superior desde 2013.
http://lattes.cnpq.br/7300334818793769

Grace Lis Proença Meireles Camargo Barreto possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP e especialização em Gestão, Comunicação e Eventos pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/2393532330106004

João de Assis Soares possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e mestrado em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Ministra aulas no ensino superior desde 1983.
http://lattes.cnpq.br/4599059075483000

Kamila Rios da Hora Rodrigues é bacharel em Ciência da Computação (2007) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, mestre em Ciência da Computação (2009) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e doutora em Ciência da Computação (2014) também pela UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/9035684997439778

Luis Paulo de Campos Possui mestrado em Comunicação e Poéticas Visuais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995). Atualmente é professor universitário do Centro Universitário de Araraquara. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio, Televisão e Cinema.
http://lattes.cnpq.br/0756853710670412

Nádia Pizzolitto possui bacharelado em Turismo (2002) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara, especialização em Administração e Organização de Eventos (2004) pelo Centro Universitário SENAC - Águas de São Pedro, e em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria (2008) pela Universidade de São Paulo - USP. É mestre em Ciências Nutricionais (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/9461475887897379

Vestibular

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Data da Prova 

12/01/2019 (das 14h às 15h30)

Prazo de Inscrição

Na Uniara: de 10/12/2018 até 07/01/2019 (22:00 h)
Na Internet: de 10/12/2018 até 07/01/2019 (23:59 h)

Taxa de inscrição

Gratuita

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Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

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