/cursos/presencial/graduacao/design-de-moda/ 362 77 Presencial Graduação Design de Moda Graduação

Formação: Tecnológico

Modalidade: Presencial

Período: Noturno

Duração: 3 anos

Vagas anuais: 80

Design de Moda

O Curso

Selo Nota 4 MEC

A atual visibilidade da área de Moda no mundo do Design, na indústria e nos negócios, requer profissionalização cada vez mais adequada às realidades do setor.

A Moda, como matéria prima, expõe a cultura milenar da construção têxtil fazendo parte do importante ciclo industrial e artesanal. Produzida em diversas culturas e para diversas culturas, países e regiões, usufruindo de meios como a agricultura, pecuária, sericicultura, piscicultura e extrativismo, sendo peça importante no “maquinário” da economia mundial.

A cadeia têxtil, por sua vez, contempla empresas de todos os portes, também classificadas como verticalizadas, terceirizadas e prestadoras de serviço. São empresas atuantes principalmente nas linhas de produção, beneficiamentos (estamparia, tintura, lavanderia, aplicações e bordados) bem como em logística, exportação e importação.

Conceitos sobre Moda são encontrados em diversas áreas do conhecimento. A indumentária de alta costura, por exemplo, é representada por uma construção complexa, artesanal, sendo poeticamente representada em formas, texturas e cores, uma referência artística. Como uma tela, uma música ou uma dança, a Moda oferece ao observador/admirador, questões de existência humana, representações culturais, alusões de ideais, originalidade, identidade, sentimentos e reflexões sobre assuntos diversos.

O vestuário faz parte da vida humana e assume uma importância ímpar em suas diferentes dimensões e funções, tanto na sua função mais básica de proteção, quanto em todas as demais: gerar identidade, emitir mensagem sobre o indivíduo que o utiliza, uniformizar e padronizar identidades, diferenciar-se, exprimir e de comunicar sua personalidade imprimindo um estilo próprio.

No comércio, a Moda detém uma grande fatia do consumo mundial, nacional, regional e local, tanto nos setores de atacado, como nos setores de varejo e ainda nos setores de serviço onde são aplicados os conhecimentos como pesquisas de mercado, direcionamento do produto, pesquisas de tendências, referências históricas, marketing, editoriais, fotografia, produção gráfica, etc.

A multiplicidade que a Moda oferece à educação e ao conhecimento, constata-se uma acentuada convergência entre o design, sejam elas na busca de referências visuais ou estéticas, na criação de objetos e mensagens tendo em conta aspetos técnicos, comerciais, sustentados por um plano, projeto ou na busca de metodologias que permitam sistematizar e integrar processos produtivos no desenvolvimento de produtos que melhoram a qualidade de vida do ser humano.

Diante deste cenário mercadológico e educacional, a Universidade de Araraquara - Uniara, consciente de que as novas tecnologias em moda prenunciam a exigência de uma nova organização do conhecimento para atender a uma sociedade de consumo cada vez mais exigente, investe na formação de um profissional apto a desempenhar seu papel em todos os âmbitos de atuação, optando pela implantação do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda.

Conhecer, entender, interagir e promover o desenvolvimento econômico e cultural com responsabilidade social, é um princípio fundamental do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda implantando em fevereiro de 2009.

Mercado de Trabalho

O aluno egresso do curso de graduação em Design de Moda da Uniara pode exercer as seguintes profissões:

  • Blogger, vlogger;
  • Booker, scouter de modelos;
  • Cerimonialista;
  • Collhunter, pesquisador de tendências;
  • Comprador de matéria prima e insumos, ou de coleções para venda a varejo;
  • Consultor de empresas nos setores de produção;
  • Consultoria de imagem/personal stylist;
  • Coordenador de produção/coleção;
  • Designer de coleções, vestuário/acessórios para todos os segmentos, gêneros e idades;
  • Designer de estampas;
  • Designer de identidade visual da marca;
  • Designer têxtil;
  • Direcionamento de produtos;
  • Editor de moda em revistas, sites e mídias;
  • Empreendedor em atacado e varejo em todos os segmentos de moda, faccionista, confeccionista, prestador de serviços, terceirizada em bordados, estamparia, tinturaria e lavanderia;
  • Encarregado de produção;
  • Encarregado de setores de produção e beneficiamento de produtos;
  • Figurinista;
  • Fotógrafo de moda;
  • Gerente de lojas atuantes no varejo e atacado;
  • Gerente de produtos;
  • Ilustrador de moda;
  • Jornalista de moda;
  • Modelista;
  • Personal shopper;
  • Pesquisador de mercado/marketing e branding de moda;
  • Pesquisador, educador;
  • Produtor de eventos;
  • Styling de moda;
  • Vendedor/consultor de moda;
  • Visual merchandising.

Matriz Curricular

  • Antropometria e Tecnologia da Confecção;
  • Beneficiamento Têxtil;
  • Branding de Moda*;
  • Comportamento e Consumo de Moda*;
  • Consultoria de Moda*;
  • Criação, Planejamento e Desenvolvimento de Coleções;
  • Criatividade, Inovação e Sustentabilidade;
  • Cultura e Sociedade;
  • Desenho da Figura Humana;
  • Desenho de Ilustração de Moda;
  • Desenho de Moda;
  • Desenho de Moda Vetorizado;
  • Desenho Técnico do Vestuário;
  • Design Contemporâneo;
  • Design de Acessórios;
  • Design de Estampas;
  • Design e Cultura;
  • Designers de Moda no Brasil;
  • Edição Fotográfica;
  • Empreendedorismo*;
  • Estudo da Cor, Forma e Harmonia;
  • Eventos de Moda;
  • Ficha Técnica Digital;
  • Figurino;
  • Fotografia de Moda;
  • Gerenciamento de Produtos*;
  • História da Arte I;
  • História da Arte II;
  • História da Indumentária, Estética e Linguagem;
  • História da Moda nos Séculos XX e XXI;
  • Imagem Pessoal;
  • Jornalismo de Moda;
  • LIBRAS (Optativa);
  • Marketing Aplicado ao Design*;
  • Materiais e Processos Têxteis;
  • Metodologia de Projetos para o Design;
  • Moda Sustentável;
  • Modelagem Industrial I;
  • Modelagem Industrial II;
  • Moulage;
  • Pesquisa de Moda - Collhunting;
  • Portfólio Digital;
  • Produção Textual;
  • Semiótica Aplicada ao Design;
  • Teorias da Comunicação;
  • Varejo de Moda*;
  • Varejo Digital*;
  • Visual Merchandising*.

*As disciplinas sinalizadas com o asterisco são componentes do módulo qualificador em Varejo de Moda.

Corpo docente

Coordenador(a)

Vivian Huss possui título de especialista em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina e título de bacharel em Moda pelo Centro Universitário Moura Lacerda. Desde 2000 atua como profissional de moda.
http://lattes.cnpq.br/8919874318831695

Professor(a)

Ana Cristina Alves Lima possui graduação em Psicologia (2000) pela Pontifícia Universidade Católica - PUC Campinas e mestrado em Psicologia Escolar (2003) pela mesma Instituição. É doutoranda em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
http://lattes.cnpq.br/8173096954364924

Daniel dos Santos Robledo é graduado em Desenho Industrial (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialista em Design Gráfico (2009) pela Universidade de São Paulo - USP e mestre em Comunicação e Semiótica (2013) pela Pontifícia Universidade Católica. Possui experiência de 10 anos de atuação em agências de design e publicidade, atuando como diretor de criação de 2009 a 2014. Tem experiância nas áreas de Comunicação, Design e Ilustração.
http://lattes.cnpq.br/4596789099911809

Diogo Augusto Gonçalves possui graduação em Imagem e Som (2013) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e mestrado em Imagem e Som (2015) pela mesma Instituição. Atua do ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/0555701646963289

Djaine Damiati Rezende possui graduação em Tecnologia em Informática pela FATEC. É Mestre em Comunicação Midiática pela Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e doutoranda em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras da mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2011.
http://lattes.cnpq.br/7830313540165132

Gabriel Arroyo possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA e especialização em MBA Executivo - Gerenciamento de Marketing pelo Instituto Nacional de Pós Graduação - INPG. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/8489125193765181

Gleidson Gouvêa da Silva possui graduação em Publicidade e Propaganda (2008) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e é especialista em Gestão de Marcas e Marketing (2010) pela mesma Instituição. Ministra aulas do ensino superior desde 2013.
http://lattes.cnpq.br/7300334818793769

Nádia Pizzolitto possui bacharelado em Turismo (2002) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara, especialização em Administração e Organização de Eventos (2004) pelo Centro Universitário SENAC - Águas de São Pedro, e em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria (2008) pela Universidade de São Paulo - USP. É mestre em Ciências Nutricionais (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/9461475887897379

Vestibular

INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

Data da Prova 

12/01/2019 (das 14h às 15h30)

Prazo de Inscrição

Na Uniara: de 10/12/2018 até 07/01/2019 (22:00 h)
Na Internet: de 10/12/2018 até 07/01/2019 (23:59 h)

Taxa de inscrição

Gratuita

SAIBA MAIS SOBRE O VESTIBULAR

Aguarde mais informações.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

Deixe sua mensagem abaixo:


Utilizamos o RECAPTCHA como medida de segurança no envio de mensagens através do nosso site. Caso você tenha dúvidas sobre a utilização desse sistema, clique aqui e saiba mais sobre o RECAPTCHA.

Coordenação

Coordenador(a)

Profª. Vivian Huss

Contato

designdemoda@uniara.com.br

Agenda

De Segunda a Sexta-feira
Horário Local
14h - 21h Sala da Coordenação

*Caso não esteja na sala de coordenação, é possível que esteja resolvendo pendências, lecionando ou repondo aulas.

Instalações

Salas-ambiente do curso

Na Unidade VII (Centro de Moda), são utilizados os seguintes laboratórios didáticos especializados:

  • Ateliê de Criatividade / Modelagem;
  • Laboratório de Experimentação Têxtil - Labtex;
  • Laboratório de Costura;
  • Espaço da Vitrina;
  • Tecidoteca;
  • Laboratório de Desenho.

O curso conta ainda com a disponibilidade de utilização, na Unidade I, de:

  • Laboratórios de informática (II e III);
  • Estúdio de fotografia.
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /cursos/presencial/graduacao/design-de-moda/