/cursos/presencial/graduacao/design-de-moda/ 362 77 Presencial Graduação Design de Moda Graduação

Formação: Tecnológico

Modalidade: Presencial

Período: Noturno

Duração: 3 anos

Vagas anuais: 80

Design de Moda

O Curso

Selo Nota 4 MEC

A atual visibilidade da área de Moda no mundo do Design, na indústria e nos negócios, requer profissionalização cada vez mais adequada às realidades do setor.

A Moda, como matéria prima, expõe a cultura milenar da construção têxtil fazendo parte do importante ciclo industrial e artesanal. Produzida em diversas culturas e para diversas culturas, países e regiões, usufruindo de meios como a agricultura, pecuária, sericicultura, piscicultura e extrativismo, sendo peça importante no “maquinário” da economia mundial.

A cadeia têxtil, por sua vez, contempla empresas de todos os portes, também classificadas como verticalizadas, terceirizadas e prestadoras de serviço. São empresas atuantes principalmente nas linhas de produção, beneficiamentos (estamparia, tintura, lavanderia, aplicações e bordados) bem como em logística, exportação e importação.

Conceitos sobre Moda são encontrados em diversas áreas do conhecimento. A indumentária de alta costura, por exemplo, é representada por uma construção complexa, artesanal, sendo poeticamente representada em formas, texturas e cores, uma referência artística. Como uma tela, uma música ou uma dança, a Moda oferece ao observador/admirador, questões de existência humana, representações culturais, alusões de ideais, originalidade, identidade, sentimentos e reflexões sobre assuntos diversos.

O vestuário faz parte da vida humana e assume uma importância ímpar em suas diferentes dimensões e funções, tanto na sua função mais básica de proteção, quanto em todas as demais: gerar identidade, emitir mensagem sobre o indivíduo que o utiliza, uniformizar e padronizar identidades, diferenciar-se, exprimir e de comunicar sua personalidade imprimindo um estilo próprio.

No comércio, a Moda detém uma grande fatia do consumo mundial, nacional, regional e local, tanto nos setores de atacado, como nos setores de varejo e ainda nos setores de serviço onde são aplicados os conhecimentos como pesquisas de mercado, direcionamento do produto, pesquisas de tendências, referências históricas, marketing, editoriais, fotografia, produção gráfica, etc.

A multiplicidade que a Moda oferece à educação e ao conhecimento, constata-se uma acentuada convergência entre o design, sejam elas na busca de referências visuais ou estéticas, na criação de objetos e mensagens tendo em conta aspetos técnicos, comerciais, sustentados por um plano, projeto ou na busca de metodologias que permitam sistematizar e integrar processos produtivos no desenvolvimento de produtos que melhoram a qualidade de vida do ser humano.

Diante deste cenário mercadológico e educacional, a Universidade de Araraquara - Uniara, consciente de que as novas tecnologias em moda prenunciam a exigência de uma nova organização do conhecimento para atender a uma sociedade de consumo cada vez mais exigente, investe na formação de um profissional apto a desempenhar seu papel em todos os âmbitos de atuação, optando pela implantação do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda.

Conhecer, entender, interagir e promover o desenvolvimento econômico e cultural com responsabilidade social, é um princípio fundamental do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda implantando em fevereiro de 2009.

Mercado de Trabalho

O aluno egresso do curso de graduação em Design de Moda da Uniara pode exercer as seguintes profissões:

  • Blogger, vlogger;
  • Booker, scouter de modelos;
  • Cerimonialista;
  • Collhunter, pesquisador de tendências;
  • Comprador de matéria prima e insumos, ou de coleções para venda a varejo;
  • Consultor de empresas nos setores de produção;
  • Consultoria de imagem/personal stylist;
  • Coordenador de produção/coleção;
  • Designer de coleções, vestuário/acessórios para todos os segmentos, gêneros e idades;
  • Designer de estampas;
  • Designer de identidade visual da marca;
  • Designer têxtil;
  • Direcionamento de produtos;
  • Editor de moda em revistas, sites e mídias;
  • Empreendedor em atacado e varejo em todos os segmentos de moda, faccionista, confeccionista, prestador de serviços, terceirizada em bordados, estamparia, tinturaria e lavanderia;
  • Encarregado de produção;
  • Encarregado de setores de produção e beneficiamento de produtos;
  • Figurinista;
  • Fotógrafo de moda;
  • Gerente de lojas atuantes no varejo e atacado;
  • Gerente de produtos;
  • Ilustrador de moda;
  • Jornalista de moda;
  • Modelista;
  • Personal shopper;
  • Pesquisador de mercado/marketing e branding de moda;
  • Pesquisador, educador;
  • Produtor de eventos;
  • Styling de moda;
  • Vendedor/consultor de moda;
  • Visual merchandising.

Matriz Curricular

  • Análise e Representação da Forma
  • Antropometria e Tecnologia da Confecção
  • Beneficiamento Têxtil
  • Branding de Moda*
  • Comportamento e Consumo*
  • Conceitos Básicos de Marketing *
  • Criação, Planejamento e Desenvolvimento de Coleção
  • Desenho de Ilustração de Moda
  • Desenho Técnico de Vestuário
  • Design de Acessórios e Estampas
  • Design de Embalagem
  • Design e Cultura*
  • Design Thinking
  • Designers de Moda no Brasil
  • Economia e Gestão
  • Empreendedorismo*
  • Ergonomia
  • Estudo da Cor, Forma e Harmonia
  • Ficha Técnica Digital
  • Figurino
  • Fotografia
  • História da Arte I
  • História da Arte II
  • História da Indumentária, Estética e Linguagem
  • História do Design I
  • História do Design II
  • História do Design III
  • Imagem Pessoal e Consultoria *
  • Inovação e Sustentabilidade
  • Introdução a Modelagem 3D
  • Manipulação de Imagem
  • Marketing Digital
  • Materais e Processos Têxteis
  • Materiais e Processos Industriais
  • Modelagem 3D Corpo Humano
  • Modelagem Industrial I
  • Modelagem Industrial II
  • Pesquisa de Tendências e Eventos*
  • Plano de Negócios
  • Produção de Vídeo
  • Produção Textual
  • Projeto e Produção Científica
  • Projeto Experimental I
  • Projeto Experimental II
  • Psicologia Aplicada ao Design
  • Redação e Hipertexto I
  • Redação e Hipertexto II
  • Semiótica*
  • Técnicas de Desenho: Figura Humana
  • Técnicas de Desenho: Objeto
  • Técnicas de Desenho: Perspectiva
  • Teorias da Comunicação*
  • Varejo de Moda *
  • Vetorização de Imagem
  • Visual Merchandising*

*As disciplinas sinalizadas com o asterisco são componentes do módulo qualificador em Varejo de Moda.

Corpo docente

Coordenador(a)

Viviane Xavier Ferreira possui graduação em Engenharia de Produção, com Habilitação Têxtil, pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxti. Tem especialização em MBA em gerenciamento de marketing pelo Instituto Nacional de Pós Graduação e mestrado em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pela Uniara. Tem experiência na área de Treinamentos, com ênfase em Engenharia de produção e Têxtil e na área de marketing da empresa Lupo S.A. Foi responsável pela coordenação do departamento esportivo da empresa Lupo S.A realizando toda a gestão de varejo, logística e marketing esportivo da linha de produtos e rede de lojas especializadas.
http://lattes.cnpq.br/3821108662940293

Professor(a)

Ana Cristina Alves Lima possui graduação em Psicologia (2000) pela Pontifícia Universidade Católica - PUC Campinas e mestrado em Psicologia Escolar (2003) pela mesma Instituição. É doutoranda em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
http://lattes.cnpq.br/8173096954364924

Daniel dos Santos Robledo é graduado em Desenho Industrial (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialista em Design Gráfico (2009) pela Universidade de São Paulo - USP e mestre em Comunicação e Semiótica (2013) pela Pontifícia Universidade Católica. Possui experiência de 10 anos de atuação em agências de design e publicidade, atuando como diretor de criação de 2009 a 2014. Tem experiância nas áreas de Comunicação, Design e Ilustração.
http://lattes.cnpq.br/4596789099911809

Diogo Augusto Gonçalves possui graduação em Imagem e Som (2013) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e mestrado em Imagem e Som (2015) pela mesma Instituição. Atua do ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/0555701646963289

Djaine Damiati Rezende possui graduação em Tecnologia em Informática pela FATEC. É Mestre em Comunicação Midiática pela Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP e doutoranda em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras da mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2011.
http://lattes.cnpq.br/7830313540165132

Gabriel Arroyo possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Araraquara UNIARA e especialização em MBA Executivo - Gerenciamento de Marketing pelo Instituto Nacional de Pós Graduação - INPG. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
http://lattes.cnpq.br/8489125193765181

Gleidson Gouvêa da Silva possui graduação em Publicidade e Propaganda (2008) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e é especialista em Gestão de Marcas e Marketing (2010) pela mesma Instituição. Ministra aulas do ensino superior desde 2013.
http://lattes.cnpq.br/7300334818793769

Nádia Pizzolitto possui bacharelado em Turismo (2002) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara, especialização em Administração e Organização de Eventos (2004) pelo Centro Universitário SENAC - Águas de São Pedro, e em Gestão Mercadológica em Turismo e Hotelaria (2008) pela Universidade de São Paulo - USP. É mestre em Ciências Nutricionais (2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
http://lattes.cnpq.br/9461475887897379

Vestibular

INICIAR INSCRIÇÃO NO VESTIBULAR

Data da Prova 

12/01/2019 (das 14h às 15h30)

Prazo de Inscrição

Na Uniara: de 10/12/2018 até 07/01/2019 (22:00 h)
Na Internet: de 10/12/2018 até 07/01/2019 (23:59 h)

Taxa de inscrição

Gratuita

SAIBA MAIS SOBRE O VESTIBULAR

Aguarde mais informações.

Contato

Telefone

Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h e sábado das 8h às 12h.

Endereço

Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

Dúvidas

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Coordenação

Coordenador(a)

Profª. Viviane Xavier Ferreira

Contato

designdemoda@uniara.com.br

Agenda

De Segunda a Sexta-feira
Horário Local
14h - 21h Sala da Coordenação

*Caso não esteja na sala de coordenação, é possível que esteja resolvendo pendências, lecionando ou repondo aulas.

Instalações

Salas-ambiente do curso

Na Unidade VII (Centro de Moda), são utilizados os seguintes laboratórios didáticos especializados:

  • Ateliê de Criatividade / Modelagem;
  • Laboratório de Experimentação Têxtil - Labtex;
  • Laboratório de Costura;
  • Espaço da Vitrina;
  • Tecidoteca;
  • Laboratório de Desenho.

O curso conta ainda com a disponibilidade de utilização, na Unidade I, de:

  • Laboratórios de informática (II e III);
  • Estúdio de fotografia.
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Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
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