O curso de Biomedicina surgiu da necessidade de expandir e aprimorar as ciências que buscam conhecer o homem em sua complexidade e suas inter-relações com o ambiente que o cerca. Para isso, foi criado um profissional conhecedor da fisiologia do corpo humano, das alterações patológicas quando este já não se encontra em perfeita harmonia ou é agredido. O biomédico domina as técnicas capazes de complementar o diagnóstico clínico, o tratamento e a prevenção de doenças.
O curso de Biomedicina da Uniara tem uma grade curricular coerente com a realidade científica atual e um corpo docente altamente qualificado. As disciplinas abrangem várias áreas do conhecimento, como Biológicas, Exatas, Humanas e Sociais, além das específicas da Biomedicina. Atualmente, o curso oferece a habilitação em Análises Clínicas e é desenvolvido em período integral. Adota o regime escolar anual, com disciplinas anuais e semestrais. Foi implantado em 1999 e oferece 70 vagas. O prazo de integralização é de no mínimo quatro e no máximo sete anos.
O reconhecimento da qualidade do nosso curso é simbolizado pelas três estrelas conferidas pelo Guia do Estudante da Editora Abril, confirmando a seriedade da Instituição em formar profissionais aptos a atuarem com destaque no mercado.
O profissional biomédico estuda o funcionamento do corpo humano, as alterações sofridas por ele e as possíveis doenças, além de técnicas capazes de auxiliar no diagnóstico e na prevenção dos males que nos atingem. O profissional atua em diversas atividades complementares de diagnósticos, incluindo as análises clínicas, ambientais, de alimentos, imagens e outras. O mercado de trabalho do biomédico vem crescendo e atraindo jovens para a profissão, tanto na área de prestação de serviços quanto na área tecnológica, pela importância que a profissão vem ganhando nos últimos anos.
Orivaldo Pereira Ramos
possui graduação em Ciências Biológicas - modalidade médica - pela Faculdade de Ciências da Saúde Barão de Mauá, mestre e doutor em Análises Clínicas pela Universidade Estadual Paulista UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1990.
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Adilson César Abreu Bernardi
possui graduação em Farmácia e Bioquímica (1992) pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP, aperfeiçoamento em Análises Clínicas (1994), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia (área de concentração Microbiologia Clínica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
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Alexandre José Pierini
possui graduação em Biblioteconomia (1996) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialização em Ciência Política (2000) pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão de Curitiba e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas (2003) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. É doutorando em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
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Alfredo Di Vito Neto
possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado e Licenciatura Plena (1988) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e doutorado em Genética e Evolução (1994) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 1998.
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Ana Cristina Alves Lima
possui graduação em Psicologia (2000) pela Pontifícia Universidade Católica - PUC Campinas e mestrado em Psicologia Escolar (2003) pela mesma Instituição. É doutoranda em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2004.
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Ana Paula de Souza Faloni
possui graduação em Odontologia (2003) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É mestre (2006) e doutora (2010) em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2011.
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Andrezza Furquim da Cruz
possui graduação em Biomedicina (1999) pelo Centro Universitário Barão de Mauá, aprimoramento profissional em Saúde Pública (2002) pelo Instituto Adolfo Lutz - IAL, mestrado em Interunidades em Bioengenharia (2005) pela Universidade de São Paulo - USP, doutorado em Ciências Médicas (2010) pela Universidade de São Paulo - USP (projeto conjunto com o Imperial College of London). Tem pós-doutorado (2011) pela Universidade Federal de Goiás - UFG e pós-doutorado (2013) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - FFCLRP/USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2011.
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Bruna Galdorfini Chiari Andréo
possui graduação em Biotecnologia (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e graduação em Farmácia (2014) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Tem especialização em Farmácia Estética (2017) pela Unyleya. É mestre (2009) e doutora (2014) em Ciências Farmacêuticas pela UNESP. Tem pós-doutorado (2015) pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2013.
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Cassia Teresa Ramelo Guerreiro
possui bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado e doutorado (2001) em Química pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
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Cibele Yumi Yamada Taniguchi
possui graduação em Estética e Cosmética (2010) pela Universidade de Araraquara - Uniara, pós-graduação em Estética Facial e Corporal (2012) pela mesma Instituição. Tem mestrado em Ciências Farmacêuticas (2017) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É doutoranda em Ciências Farmacêuticas também pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2012.
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Douglas Fernando Peiró
possui graduação em Ciências Biológicas - bacharelado e licenciatura plena (2004) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara. Mestrado em Biologia Comparada (2008) pela Universidade de São Paulo - USP. Doutorado em Biologia Comparada (2012) pela Universidade de São Paulo - USP, com doutorado sanduíche no exterior na University of Louisiana at Lafayette nos Estados Unidos. Tem pós-doutorado em Sistemática e Genética Molecular (2014) pela Université de Poitiers na França.
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Érika Bergamasco Guesse Borges
possui graduação em Letras (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. É mestre (2009) e doutora (2014) em Estudos Literários pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2017.
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Flávia Aparecida Resende
possui graduação em Biomedicina (2005) pela Universidade de Franca - UNIFRAN e mestrado em Ciências (2008) pela mesma Instituição. É doutora em Biociências e Biotecnologia aplicadas à Farmácia (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e tem pós-doutorado (2014) também pela UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2014.
http://lattes.cnpq.br/6740137231031060
Heloisa Horta de Lima Aiello Macfadem
possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Fundação Educacional de Barretos - UNIFEB, mestrado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2010.
http://lattes.cnpq.br/0381518603687648
José Ricardo Soares de Oliveira
possui graduação em Farmácia Bioquímica (1994) pela Faculdade de Ciências Biológicas de Araras - Fundação Hermínio Ometto, mestrado (1999) e doutorado (2011) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 1998.
http://lattes.cnpq.br/0028456845144403
Juliana Constâncio Bolini
possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2009.
http://lattes.cnpq.br/9323299663203625
Juliana da Silva Oliveira Faccio
possui graduação em Biomedicina (2003) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara e mestrado em Biociências Aplicadas à Farmácia - Imunologia (2006) pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 2008.
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Juliana Leal Monteiro da Silva
possui graduação em Farmácia-Bioquímica (1995) pela Universidade de São Paulo - USP, mestrado (2000) e doutorado (2005) em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2000.
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Lucia Helena Batista
possui graduação (1999), mestrado (2005) e doutorado (2008) em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Ministra aulas no ensino superior desde 2005.
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Marcela de Almeida Gonçalves
possui graduação em Odontologia (1992) pela Universidade de Santo Amaro - UNISA, especialização em Odontopediatria (2000) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia (2012) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É mestre (2000) e doutora (2003) em Ciências Odontológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2002.
http://lattes.cnpq.br/0260928426757325
Marco Roberto Guerreiro
possui licenciatura e bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Tem mestrado e doutorado em Química pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2001.
http://lattes.cnpq.br/3733859102831249
Marylaine Aparecida Costa Larocca
possui graduação em Fisioterapia (2003) pelo Centro Universitário de Araraquara - Uniara, especialização em Acupuntura Sistêmica (2005) pelo Instituto Brasileiro de Acupuntura - Ibram e em Intervenção em Neuropediatria (2010) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. É mestre em Engenharia de Produção (2014) também pela Uniara. Ministra aulas no ensino superior desde 2003.
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Milena Carlton Ferrarini
possui especialização em Gestão de Negócios (2001) e em MBA Internacional (2002) pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. É mestre em Administração de Empresas (2007) pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais - FEAD. Ministra aulas no ensino superior desde 2002.
http://lattes.cnpq.br/6851933272899226
Miriane da Costa Gileno
possui graduação em Farmácia-Bioquímica (1997) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, mestrado (1999) e doutorado (2003) em Análises Clínicas pela mesma Instituição. Ministra aulas no ensino superior desde 2002.
http://lattes.cnpq.br/4194759714450262
Patrícia Sigilló Mazzoni
possui graduação em Farmácia Bioquímica (1998) pela Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS e mestrado em Análises Clínicas - Área de Hematologia (2004) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2006.
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Roberto Cuan Ravinal
possui graduação em Medicina (1991) pelo Instituto Superior de Ciéncias Médicas Carlos J Finlay (1991). É especialista em Patología del Glomérulo Renal y Transplante Renal (1996) pelo Hospital Pediátrico Eduardo Agramonte Piña, em Imunopatologia (1996), em Hematopatologia (1996), em Patologia Renal e Inmunopatologia (1996) e em Dermatopatologia (1996) pelo Hospital Clínico Quirúrgico Hermanos Ameijeiras. Tem residência médica (1996) pelo Instituto Superior de Ciências Médicas Carlos J Finlay. É mestre (2001) e doutor (2005) em Patologia Humana pela Universidade de São Paulo - USP. Ministra aulas no ensino superior desde 1991.
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Thalita Pedroni Formariz Pilon
possui graduação em Farmácia Industrial (2001) pela Pontifícia Universidade Católica - PUCCAMP, mestrado (2004) e doutorado (2008) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Ministra aulas no ensino superior desde 2009.
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12/01/2019 (das 14h às 15h30)
Na Uniara: de 10/12/2018 até 07/01/2019 (22:00 h)
Na Internet: de 10/12/2018 até 07/01/2019 (23:59 h)
Gratuita
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Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.
Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.
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Utilizado para as aulas práticas da disciplina de Fisiologia Humana II e para as atividades complementares da disciplina de Física. Possui resistores, capacitores, indutores, sensores térmicos, eletroscópios, gerador de Vand Graffcalorímetros, trilho óptico e lentes acrílicas, entre outros equipamentos.
Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Histologia e Embriologia e Parasitologia. Possui as lâminas necessárias para os exames de ovário, glândula submandibular e sublingual, rim, útero, pulmão, coração, traquéia e esôfago, intestino e muitos outros.
Laboratório de Ciências Fisiológicas (Química I) Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Fisiologia Humana II, Química Geral e Experimental, Bioquímica e Química Analítica Instrumental. Possui, entre outros equipamentos, balança analítica de precisão, destilador automático, estufa para esterilização e secagem, esfigmomanometro, estetoscópio e exaustor centrífugo em fiberglass, equipado com motor trifásico blindado de 220/380V, com dois metros de tubulação e duas curvas.
Utilizado para as aulas práticas da disciplina de Anatomia Humana. Possui, entre outros materiais, modelos analíticos humanos, modelos anatômicos não naturais e diversos materiais cirúrgicos e ferramentas usadas no laboratório.
Utilizado para as aulas práticas da disciplina de Anatomia Humana.
Laboratório de Apoio (Interlab) Utilizado como apoio às atividades das ciências básicas e para o preparo de aulas. Possui exaustor centrífugo, lupas, destilador automático, câmara de Newbawer para contagem de células e geladeira duplex, entre outros equipamentos.
Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Química Geral e Experimental, Química Analítica Instrumental e como apoio para demais atividades práticas do curso. Possui, entre outros equipamentos, agitador magnético com placa de aquecimento, balança analítica, chapa aquecedora elétrica, rotavapor, forno mufla e dispositivo para determinação de pontos de fusão.
Laboratórios de Informática I e II Utilizados para as aulas práticas das disciplinas de Matemática aplicada e Bioestatística e Bioinformática, além de servir de apoio para as demais disciplinas do curso.
Utilizado para as aulas práticas da disciplina de Laboratório Clínico e Controle de Qualidade. Possui diversos manequins para ensino e treinamento, modelos anatômicos e equipamentos e artigos hospitalares.
Laboratório de Microscopia II Utilizado como apoio para as aulas práticas das disciplinas que realizam microscopia: Histologia e Embriologia, Hematologia, Parasitologia, Microbiologia e Micologia. Possui 25 microscópios biológicos e 15 microscópios estéreo.
Laboratório de Microbiologia e laboratório de Bacteriologia e Micologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Microbiologia, Bacteriologia, Micologia, Bacteriologia Clínica, Micologia Clínica e Estágios Supervisionados em Bacteriologia Clínica e Micologia Clínica.
Laboratório de Parasitologia e Laboratório de Líquidos Corporais e Parasitologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Parasitologia, Líquidos Corporais, Parasitologia Clínica e Estágios Supervisionados em Líquidos Corporais e Parasitologia Clínica.
Laboratório de Hematologia e Imunologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Imunologia, Hematologia, Imunologia Clínica, Hematologia Clínica e Estágios Supervisionados em Hematologia Clínica e Imunologia Clínica.
Laboratório de Bioquímica e Enzimologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Bioquímica, Bioquímica Clínica, Enzimologia Clínica e Estágio Supervisionado em Bioquímica e Enzimologia Clínica.
Laboratório de Microbiologia e Bacteriologia e Micologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Microbiologia, Bacteriologia, Micologia, Bacteriologia Clínica, Micologia Clínica e Estágios Supervisionados em Bacteriologia Clínica e Micologia Clínica.
Laboratório de Líquidos Corporais e Parasitologia Clínica Utilizado para as aulas práticas das disciplinas de Parasitologia, Líquidos Corporais, Parasitologia Clínica e Estágios Supervisionados em Líquidos Corporais e Parasitologia Clínica.
Farmacologia Experimental e Análises Sensoriais. Possui microcomputadores e cabines de análise sensorial.
O profissional biomédico estuda o funcionamento do corpo humano, as alterações sofridas por ele e as possíveis doenças, além de técnicas capazes de auxiliar no diagnóstico e na prevenção dos males que nos atingem. O profissional atua em diversas atividades complementares de diagnósticos, incluindo as análises clínicas, ambientais, de alimentos, imagens e outras.
O mercado de trabalho do biomédico vem crescendo e atraindo jovens para a profissão, tanto na área de prestação de serviços quanto na área tecnológica, pela importância que a profissão vem ganhando nos últimos anos.
O curso de Biomedicina surgiu da necessidade de expandir e aprimorar as ciências que buscam conhecer o homem em sua complexidade e suas inter-relações com o ambiente que o cerca. Para isso, foi criado um profissional conhecedor da fisiologia do corpo humano, das alterações patológicas quando este já não se encontra em perfeita harmonia ou é agredido. O biomédico domina as técnicas capazes de complementar o diagnóstico clínico, o tratamento e a prevenção de doenças.
O curso foi formulado no ano de 1966 atendendo à solicitação de diversas escolas médicas que propunham à formação de um profissional para atuação em docência e pesquisa, particularmente na área biomédica básica e não clínica, bem como nos serviços de diagnóstico e terapêuticos, tais como análises clínicas, hematológicas, citologia e radiologia.
Os objetivos do curso de Biomedicina da Uniara são preparar o acadêmico para entender a estrutura e o funcionamento do corpo humano, bem como o processo de equilíbrio corporal; capacitar o discente na compreensão dos processos patológicos gerais e clínicos frente à medicina interna, bem como dos princípios básicos de ação de drogas e fármacos; promover a conscientização dos cuidados com o ecossistema, bem como as análises das variáveis mantenedoras do meio ambiente saudável; treinar os acadêmicos na realização de exames de todas as esferas que envolvem a análise clínico-laboratorial voltada à clínica médica.
O profissional formado pelo curso de Biomedicina da Uniara será: