Diferenciais

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara proporciona aos seus alunos muitas aulas práticas e vivências para preparar o profissional para o mercado de trabalho. Para que você seja um arquiteto completo, temos um corpo docente muito qualificado e uma infraestrutura ampla com diversos laboratórios.

Professores

Nossos professores são muito qualificados, com experiência acadêmica e no mercado de trabalho. Eles têm envolvimento com pesquisas recentes e inovadoras na área, participam de congressos e eventos acadêmicos não só no Brasil como no exterior.

Infraestrutura

Nossos alunos têm aulas práticas e teóricas em duas unidades da Uniara no centro de Araraquara. No Centro de Artes, temos o laboratório de Maquetaria, laboratório de Conforto Ambiental, laboratório de Tecnologia da Construção e, no terreno ao lado, o Canteiro de Obras.

Reconhecimento

A primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo começou em 1998, então temos tradição em formar profissionais e nossos ex-alunos são bem recebidos no mercado de trabalho. Esse reconhecimento faz toda a diferença durante e depois da graduação.

Mercado de trabalho versátil

O profissional formado em Arquitetura e Urbanismo na Uniara é versátil, oferecendo soluções para os problemas mais frequentes da área, seja no setor público ou privado. Está apto a projetar e coordenar construções e reformas de espaços internos e externos de edificações, sendo o responsável por determinar o processo criativo, projetual e definir materiais e sistemas construtivos utilizados na obra. Também pode ser o responsável e coordenar a execução da obra, em conjunto com o engenheiro civil, acompanhando a construção, gerenciando a mão de obra e os custos.

Este profissional, quando atua na supervisão de urbanismo, diagnostica e analisa o ambiente urbano e rural, pode conceber, projetar e desenhar espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vida das cidades. É um profissional de fundamental importância para o planejamento urbano e projetos relacionados ao crescimento, racionalização, bom funcionamento e humanização das cidades.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Arquitetura e Urbanismo? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

O profissional de arquitetura é aquele que planeja, projeta e coordena os projetos. Ele consegue visualizar, analisar os ambientes e adequar dentro da planta. O arquiteto pode ter um parceiro engenheiro para poder ajudá-lo nas plantas e, assim, deixarem o projeto mais harmônico.

Quem se forma em Arquitetura e Urbanismo também pode atuar como Designer de Interiores. O mesmo pode definir cores em ambientes e determinar a harmonia dos móveis. Além disso, planeja reformas para utilizar da melhor forma o espaço e para poder atender melhor a demanda seu cliente.

Além de criar o projeto arquitetônico de uma casa, um prédio, um condomínio, um bairro ou outros espaços, o profissional de Arquitetura e Urbanismo também é responsável pelo planejamento, gestão e orçamento na etapa da obra. Nossos alunos aprendem as maneiras sustentáveis de construir e também pensam na responsabilidade socioambiental nas etapas da construção civil.

Esta é a área em que o profissional usa seu conhecimento para pensar no todo, como um bairro e uma cidade. O arquiteto usa de técnicas aprendidas em sala e sua experiência para construir prédios e condomínios, entre outros espaços. É uma função muito importante no que diz respeito ao crescimento de um município.

Os profissionais da área podem ser autores de projetos importantes, como um jardim para um novo bairro ou uma área a ser utilizada dentro de um ambiente que é do convívio de todos. Assim, os projetos urbanos são estudos e visam sempre ter uma visão sustentável que ajude o local aonde irá ser implantado.

O paisagismo é a área de Arquitetura e Urbanismo que trabalha os espaços de convívio social, ou seja, o desenvolvimento de jardins, parques e praças. O profissional também é responsável por reconstruir espaços afetados por construções desordenadas, por meio de elementos da botânica, ecologia e sempre levando em consideração as mudanças climáticas e o estilo arquitetônico de cada região.

Além de criar novos espaços, também é papel dos arquitetos preservar o patrimônio histórico, como museus, prédios antigos, ruas e praças que contam a história de um lugar. Os profissionais que decidem trabalhar nesta área restauram igrejas, prédios e casas antigas ou deterioradas, mantendo as características únicas e originais e reformulando elas para que fiquem habitáveis. O profissional também pode dar andamento no processo de tombamento de um lugar caso seja necessário.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Arquitetura e Urbanismo fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores


Transformadores

Nossos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Beatriz Aied

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. É por isso que o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara tem uma infraestrutura bem ampla. Nossos alunos têm aula no Centro de Artes, que conta com laboratórios completos para o aprendizado, e também no prédio ao lado, todo equipado para as aulas mais teóricas, ambos no centro de Araraquara.

No Centro de Artes, temos o laboratório de Conforto Ambiental, laboratório de Maquetaria e laboratório de Tecnologia da Construção. Em um espaço ao lado, temos também o Canteiro de Obras. Assim, os alunos conseguem colocar a mão na massa e aprender na prática.

Laboratório de Tecnologia da Construção tem opções de pisos, materiais e revestimentos

Laboratório de Tecnologia da Construção tem opções de pisos, materiais e revestimentos

Laboratório de Tecnologia da Construção

Laboratório de Tecnologia da Construção

Laboratório de Maquetaria tem muitos equipamentos para atividades práticas

Laboratório de Maquetaria tem muitos equipamentos para atividades práticas

Laboratório de Maquetaria

Laboratório de Maquetaria

Laboratório de Conforto Ambiental

Laboratório de Conforto Ambiental

Canteiro de Obras

Canteiro de Obras

Ferramentas do Canteiro de Obras

Ferramentas do Canteiro de Obras

Centro de Artes

Centro de Artes

Alunos de Arquitetura têm aulas práticas no Centro de Artes

Alunos de Arquitetura têm aulas práticas no Centro de Artes

Tecnologia no ensino


A Uniara adotou em 2019 o método Google for Education em seu sistema de ensino. Além de ter acesso gratuito a aplicativos como Google Drive, Google Apresentações, Planilha Google e o Formulário Google, nossos alunos e professores utilizam o Class Room, ferramenta que torna a aula mais dinâmica e interativa.

Além disso, também temos laboratórios de informática e as bibliotecas da Uniara à disposição dos alunos. A Uniara tem quatro bibliotecas, nas unidade 1, 3, 4 e 8. No total, são 74 mil livros, além dos CD’s e DVD’s. Nossas bibliotecas têm áreas de estudo e acesso à internet para consulta on-line do acervo.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Arquitetura e Urbanismo, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Semana de Arquitetura e Urbanismo

A Semana de Arquitetura e Urbanismo reúne palestras e atividades com profissionais renomados da área, sendo que cada ano tem um tema. Entre os temas já abordados, tivemos “Acessibilidade e mobilidade” e “Paisagem e Patrimônio Histórico”. O evento é realizado para os alunos, mas é aberto ao público para quaisquer interessados.

O curso tem parceria com o coletivo Arte no Centro, de artistas brasileiros e portugueses que fazem intercâmbio cultural entre as cidades de Torres Vedras e Araraquara. Por conta deste coletivo, a Prefeitura de Araraquara assinou um convênio de cooperação com a cidade portuguesa, o que possibilita esse intercâmbio desde 2018. Sendo assim, temos palestras internacionais não só durante a Semana de Arquitetura e Urbanismo como em outros períodos ao longo do ano.

Viagens e feiras

Diversas viagens são realizadas ao longo do ano para que os alunos de Arquitetura e Urbanismo possam participar de feiras e eventos relacionados à profissão. Uma oportunidade de conhecer profissionais e também se atualizar com as novidades do mercado. Nossos alunos já visitaram da Feira de Construção Civil e Arquitetura (São Paulo), o Museu a Céu Aberto (Araraquara), a loja Akabamentos (Araraquara), a Feira de Revestimentos (São Paulo), a CasaCor (São Paulo), entre outros espaços, sempre acompanhados dos nossos professores.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. Eles participam de feiras ligadas à profissão, realizam visitas técnicas com os professores e têm a oportunidade de fazer estágio durante a graduação. Todas essas experiências ajudam o estudante a ingressar no mercado de trabalho.

Visitas Técnicas

Os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara realizam visitas técnicas com os alunos ao longo da graduação. Uma das visitas, por exemplo, foi no Parque Gramado II, em Araraquara, onde os estudantes fizeram um reconhecimento de territórios de intervenção para compreenderem suas características. É uma nova forma de olhar a cidade, analisando um bairro novo que ainda precisa de atenção.

21 anos de curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara tem 21 anos de tradição em formar bons profissionais. Nosso corpo docente é qualificado, tanto na área acadêmica quanto em outras áreas de atuação, temos uma infraestrutura completa com laboratórios e nossos alunos são bem recebidos no mercado de trabalho. Com certeza você vai se apaixonar pelo nosso curso também.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.