A consciência ambiental já é uma realidade no mercado imobiliário, onde iniciativas governamentais ou ações espontâneas da iniciativa privada estimulam a utilização de práticas sustentáveis, especialmente no que se refere a projetos residenciais ou comerciais, que planejam edificações voltadas à preservação do clima e do ambiente.
Essa realidade se reflete na busca da certificação ambiental, quando da construção desses edifícios. Há um certificado denominado Leed-Leadership in Energy and Environmental Design, o chamado “selo verde” para a construção civil, ainda principiante no país, mas com elevada solicitação de processos de certificação, que deverá representar um enorme incremento nos imóveis certificados no país.
Uma análise preliminar da questão mostra que não são necessários grandes investimentos ou drásticas mudanças na condução desses estabelecimentos, mas medidas simples podem colaborar, e muito, com a melhoria das condições ambientais. Entre essas ações, estão o tratamento de esgotos, separação do lixo, a redução do consumo de água e a adoção de energias alternativas, especialmente a solar.
Com o avanço da construção no país, as questões socioambientais passaram a ocupar um lugar de destaque na execução das obras pelo Brasil. Os diferentes profissionais envolvidos nas etapas de uma obra devem, cada vez mais, incorporar as quatro vertentes da sustentabilidade: adequação ambiental; viabilidade econômica; justiça social; aceitação cultural.
É dentro dessa perspectiva que o curso de especialização oferece um conhecimento amplo e multidisciplinar aos diferentes profissionais, para poderem atuar de forma correta, com conhecimentos atuais sobre sustentabilidade na construção.
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (1998), mestrado (2001), doutorado (2006) e pós-doutorado (2010) em Ecologia e Recursos Naturais, todos pela mesma Instituição. Atualmente é pesquisadora associada à Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Fisiologia de Microalgas, atuando principalmente nos seguintes temas: glicosidases extracelulares, polissacarídeos, identificação de microrganismos e ecologia de reservatórios. Em sua experiência acadêmica, possui publicações de artigos e participações em Congressos da área de atuação, e em bancas de graduação e pós-graduação.
Ligue ou fale pelo whatsapp (16) 99721-2418 para ter mais informações sobre o curso e descontos.
Confira aqui a relação das empresas conveniadas.
Ligação gratuita: 0800 55 65 88
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h e sábado das 8h às 12h.
Universidade de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horários: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.
Deixe sua mensagem abaixo: