Ageuniara

Polícia Civil oferece serviço de disque denúncia

Por: PAULO HENRIQUE MANTOANELLI

01/10/2003

A população de Araraquara (SP) tem se beneficiado com o serviço de disque denúncia oferecido pela Delegacia Seccional de Araraquara. As informações que chegam através do número 147 são encaminhadas para as delegacias e distrito competentes para cada caso.

As informações fornecidas pela população estão protegidas por um sigilo que impede o reconhecimento das localidades de onde são efetuadas as denúncias, o que garante o anonimato do denunciante.

"Como o Estado não tem mecanismos para garantir a segurança do denunciante, o melhor sistema é o sigilo das denúncias", afirma o delegado assistente da Delegacia Seccional de Araraquara, Dr. Marcus Camargo Lacerda.

Ele lamenta os trotes realizados por algumas pessoas e crianças, e garante que essa prática atrasa o trabalho da polícia, pois a maioria das denúncias tendem a serem checadas, para que possa constituir uma linha de investigação consistente e um bom desempenho das investigações.

"Muitas pessoas acham que estão acontecendo algo ao redor da vizinhança; outras acham que o cunhados estão envolvidos em algo ilícito e nem sempre as denúncias precedem", comenta.

Para o delegado o disque denúncia é importante no combate às drogas e soluções de homicídio, mas a polícia ainda fica muitas vezes sem uma linha inicial de investigação quando não chega até ela uma informação consistente.

"É como o caso recente onde um garoto foi morto ao pegar a rabeira de um caminhão nas estradas da região. O que sabemos é que foi um caminhão e nenhuma informação a mais, sua placa, modelo ou outros dados, isso dificulta as investigações."

Lacerda deixa um recado à população, para que exerça os direitos de cidadania. "Não podemos nos omitir e deixar o mal ser a regra e o bem ser a exceção",finaliza.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/