Ageuniara

Consumidor deve ficar atento para validade dos produtos

Por: WALDIRENE LUIZA BIERNATH

26/09/2003

O fiscal da CODECOM (Centro de Orientação e Defesa do Consumidor), Washington Coutinho Pereira, informa que os consumidores devem ficar atentos ao que está comprando para consumo próprio. Muitos consumidores não olham para a data de validade, correndo o risco de comprar um produto impróprio para consumo.

Ele explica que os supermercado, em geral, se prontificam a resolver o problema de se comprar um produto com validade vencida,por exemplo. "Caso haja alguma irregularidade é importante denunciar.", orienta.

Segundo ele a fiscalização acontece por meio das denúncias. Aí então a Vigilância Sanitária é avisada e caso a denúncia se confirme, a denúncia é levada ao PROCON. "A multa nesses casos varia de acordo com a infração e o faturamento da empresa", diz.

Os produtos vendidos nos supermercados recebem em seu rótulo ou embalagem a data de validade quando são fornecidos pela empresa que os fabricam.

"É dever dos supermercados fiscalizarem periodicamente a data de vencimento dos produtos que possuem em suas prateleiras e providenciar a retirada ou a troca dos mesmos", afirma Pereira.

Maria Elizabeth Pinheiros, 48, relata que já foi pega de surpresa quando chegou em casa depois das compras e se deparou com cinco latas de sardinha vencidas.

"Sempre tenho o hábito de olhar a data de validade no fundo da embalagem, mas naquele dia eu estava desligada e não olhei. Cheguei em casa e notei que o produto tinha vencido há duas semanas. Imediatamente peguei a nota fiscal e fui trocar. Não tive problemas no ato da troca, o gerente foi gentil e até ganhei um desconto".

O gerente do Supermercado Paulistão de Araraquara (SP), João Carlos Silva, revela qual a atitude da gerência quando os produtos estão para vencer."Trinta dias antes da data do vencimento, ocorre uma rebaixa nos preços dos produtos. Se algum produto tem pouca circulação, a empresa que o fornece é avisada e o produto é tirado de circulação".

Marcos Rogério Semia, gerente do Pão de Açúcar, comenta que existe uma tabela padrão que é seguida por todos os supermercados da rede.

"Se o produto está para vencer daqui 30 dias, ele é retirado com duas semanas de antecedência, se daqui a 60 dias, com seis dias, e se tem um ano de validade, ele é retirado das prateleiras dois meses antes".

Uma precaução semelhante é a do Supermercado Gimenes. O gerente Antônio Marcos Rivaroli declara que o supermercado está há onze meses em Araraquara e até hoje não houve nenhuma reclamação sobre a validade dos produtos.

"A orientação é para que todos os produtos com validade de 6 meses sejam retirados uma semana antes da data de vencimento. Já os alimentos perecíveis são retirados dois dias antes", afirma.Rivaroli diz que o supermercado não faz queima de estoque quando os produtos estão para vencer.



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