mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquara completa 199 anos com programação cultural especial no feriado

Por: JOSÉ JOÃO JORDÃO JÚNIOR

19/08/2016

No dia 22 de agosto de 2016 o município de Araraquara completa 199 anos de existência. E para comemorar a data, a Prefeitura Municipal, representada pela Secretaria da Cultura, preparou uma agenda de eventos abertos ao público, a serem realizados no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina, na Praça do DAAE, Praça do Carmo e Avenida Bento de Abreu, que deram início no dia 18 de agosto e se findarão no dia 22 de agosto de 2016.

No dia 18 de agosto, às 20 horas, foi realizada a apresentação da Orquestra Jovem de Araraquara, no Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina. O grupo, que conta com mais de 150 participantes, é formado por crianças e jovens entre 6 e 14 anos de idade. Eles integram o Núcleo de Musicalização Infantil e tem por principal meta a inclusão e a transformação social. Sexta-feira, 19 de agosto, às 20 horas, também no Teatro Municipal, foi a vez da Cia. de Ópera Curta se apresentar ao público. A Companhia faz parte do Programa de Circulação de Óperas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e trouxe para Araraquara o espetáculo “La Bohème – A Ópera Contada e Cantada”. O Programa de Circulação de Óperas tem o objetivo de apresentar espetáculos na linguagem da ópera para pessoas que têm pouco ou nenhum acesso ao gênero. O sábado, dia 20, será reservado ao jazz. Às 20 horas, também no teatro, a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência do maestro Fábio Prado, apresentará o espetáculo “Sinfonieta”. A entrada aos espetáculos será gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir das 13 horas do dia de cada espetáculo, no próprio Teatro Prefeito Clodoaldo Medina, localizado à Av. Bento de Abreu, s/n°, na Fonte Luminosa.

De domingo até segunda os espetáculos mudam de palco. Domingo, 21, será realizado na Praça do DAAE, na Fonte Luminosa, o tradicional evento ”Choro das Águas”, só que nesse final de semana começará a partir das 16 horas com a peça  “O Pequeno Grande Ditador”. Às 17:00 horas mais uma peça teatral, “O Garoto e o Circo”; e às 18:00 horas o show musical da cantora Paula Crespo. Já na Praça do Carmo, na Avenida 7 de Setembro, às 20 horas, acontecerá a Seresta Para Todos  “A Caminho do Sol”, com os Trovadores Urbanos. A abertura ficará por conta do show musical da banda Flor de Abóbora.

E no dia 22, data da comemoração dos 199 anos da Morada do Sol, será realizado, às 9 horas, na Avenida Bento de Abreu, o tradicional Desfile Cívico de Aniversário da Cidade, com o tema “Olimpíadas – Araraquara 199 anos”. O encerramento das festividades ficará por conta do Duo Mário Eugênio e Milton More, em mais um dia da edição especial do Choro das Águas, às 18 horas, na Praça do DAAE, na Fonte Luminosa.

A data comemorativa de aniversário da cidade, tradicionalmente, sempre foi marcada por shows mais populares, de artistas que geralmente estão fazendo sucesso no momento, enfim, eventos que demandam mais recursos. Ocorre que, por conta da situação pela qual o país passa, a programação deste ano resolveu exaltar valores locais e espetáculos com níveis culturais mais elevados.

A dona de casa Maria Inês, de 58 anos, que frequenta o evento faz mais de dez, não gostou das mudanças. “A gente fica triste porque aquelas festas que aconteciam no Gigantão, você encontrava gente de todos os bairros da cidade. Nós “pegava” (sic) ônibus de graça e ia pra lá dançar. Agora, parece que acabou”. E pelo visto não foi só a Dona Maria que o evento desagradou. O empresário de 31 anos, Renato Castro,que prestigia o evento há cinco anos, foi enfático quanto à mudança no estilo da programação: “Se for para fazer um evento que não é popular, então não faz”.

Funcionários do CAT – Consórcio Araraquara de Transportes – informaram que neste ano não haverá transporte público gratuito para a população, como ocorria nos anos anteriores.

(Publicada em 19/8/2016 - 19h35)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/