Ageuniara

Arquiteto destaca importância de fonte existente em Praça de Ibitinga

Por: CLAUDIO ANTONIO CHELLI SILVA

15/06/2016

A fonte da Praça Ruy Barbosa, localizada no centro de Ibitinga (SP), é um dos monumentos mais antigos da cidade e, até hoje, é um dos patrimônios culturais mais importantes.Infelizmente ainda não foi tombada pela prefeitura como patrimônio histórico.

Segundo informações do jornal local Folha de Ibitinga, a fonte foi construída em 1917 e foi idealizado pelo General e arquiteto Rosalbino Tucci (1874 – 1959), junto com um Obelisco de 1919 (feito em comemoração ao Dia da Proclamação da República em 15 de Novembro de 1889). Recentemente, ocorreu uma reforma “polêmica” nos dois monumentos e, principalmente, na fonte, que foi  motivo de piada e que se popularizou na Internet.

Conforme o arquiteto e neto do arquiteto original, Perseu Tucci Filho, de Ibitinga, a fonte ainda não recebeu o tombamento como patrimônio histórico da cidade. Tucci salienta que com as decorrentes reformas na fonte, foi-se perdendo algumas características originais como o peitoril que fica em volta da mesma e, originalmente, não existia. “Naquele tempo, tinha tartarugas e peixes naquela fonte e hoje em dia não tem mais”, completa.

Tucci finaliza dizendo sobre a polêmica da última reforma da fonte. "Deveriam ter chamado pessoas experientes em restaurações para a revitalização dela e tê-la deixado idêntica ao que era originalmente, deixando ela com as características originais e não como está nos dias atuais."

Publicada em 15/06/2016 às 20h03.

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/