Ageuniara

Rugby volta a ser esporte olímpico depois de 92 anos

Por: MURILO CESAR DE ARAUJO ROMANHOLI

14/06/2016

O ano de 2016 é marcado pela realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro. O dia 5 de agosto será a data oficial da abertura da competição, que voltará a contar com a disputa do Rugby, após 92 anos. A última vez que o esporte esteve presente entre as modalidades do torneio foi em 1924. O Rugby tem seguidores no Brasil e seu sucesso em solo brasileiro pode trazer benefício para os times regionais. Em São Paulo, por exemplo, existem quatro divisões que contam com mais de 40 times, mostrando grande potencial para o crescimento da modalidade no país.

Em São Carlos (SP), o time de Rugby da cidade espera que a volta do esporte às Olimpíadas faça com que cresça o incentivo. “O apelo popular é pequeno, ficando restrito à comunidade de jogadores, familiares e amigos. A volta do esporte às Olimpíadas trouxe maior olhar da mídia esportiva. De qualquer maneira, tais acontecimentos sempre respingam para além do centro e todo mundo acaba se beneficiando um pouco: seja com maior oferta de cursos qualificatórios para as equipes, seja por um incremento no quadro de atletas”, relata Leonardo Carniato, diretor de comunicação da equipe Sãocarlense.

O futebol é a paixão do brasileiro. O vôlei e o basquete até têm destaque a nível regional e nacional, mas nada que ameace a liderança absoluta do esporte bretão no gosto popular. Desse modo, o Rugby fica bem atrás na disputa por espaço, o que acarreta em dificuldades para a expansão do esporte. “Podemos dizer que as maiores dificuldades são em apoio, patrocínio e estrutura. O futebol ainda tem maior visibilidade na mídia e esse é um dos fatores que nos deixa tanto sem suporte do poder público quanto do privado”, explica Rafael Chagas Vicente, presidente da equipe.

Se neste momento é difícil imaginar que o Rugby possa fazer sombra ao futebol, no futuro tudo pode acontecer. Seguindo esse raciocínio, a equipe de São Carlos trabalha, desde já, com um time juvenil que pode trazer grandes resultados mais para a frente. “A existência de crianças e jovens treinando é essencial para a continuidade da equipe e dos valores do Rugby. Quanto mais jovens treinando, maior a consolidação do esporte, já que a expansão garantiria isso”, diz Leonardo.

O atual time de Rugby Sãocarlense está em sua terceira formação. Antes foram formadas equipes em 1980 e 1990, mas somente em 2000 o time se consolidou, completando 16 anos em 2016. Desde então, o esquadrão conquistou títulos como  Copa Campinas de Rugby, Campeonato Paulista de Rugby do Interior, Torneio Cidade de Araraquara de Rugby,  Copa Central de Rugby e Paulista de Acesso. O Rugby São Carlos tem projeto com jovens que  levam o esporte para crianças visando a formação cidadã e atlética delas.

(Publicada em 15/6/16 - 17h18. Matéria originalmente produzida para o jornal impresso  Vitral)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/