Ageuniara

Araraquara ajuda impulsionar crescimento econômico

Por: PLINIO CESAR SILVA

17/09/2003

Números do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) revelam que na capital paulista o crediário amargou queda de 7,8%, em julho, em comparação ao mesmo período, em 2002. Mas nos grandes centros do interior do Estado, os negócios registraram alta de 9,4%, em média.

Em Araraquara(SP), centro produtor de laranja e cana-de-açúcar, as vendas a crédito cresceram 33%, segundo o presidente do Sindicato Varejista local, Ivo DallAcqua Júnior.

"Os efeitos da criação do pólo aeronáutico da Embraer em Gavião Peixoto,ex-distrito de Araraquara, emancipado em 1996, fortaleceram cidades da região como Araraquara, São Carlos e Matão", explica DallAcqua Júnior.

O Serasa, por sua vez, informou que durante o final deste mês (setembro) e começo do próximo (outubro), Araraquara terá sinais de que o araraquarense está com as finanças em dia.

Segundo o Serasa, nos últimos sete meses, quase 1 milhão de pessoas conseguiram quitar ou renegociar as dívidas e retirar o nome da lista negra de inadimplentes do Serasa, o que representa um crescimento de 26,6%, em relação ao mesmo período em 2002.

Pendências financeiras como cheque sem fundo, carnê atrasado ou título protestado, que foram resolvidas, correspondem a 73% do volume de novas pendências surgidas no período.De janeiro a julho de 2002 esse índice foi de 45%.

Ainda, de acordo com o Serasa, o consumidor busca regularizar a situação para poder voltar comprar a crédito no fim do ano.

Outra informação importante é a de que no primeiro semestre a tomada de crédito de pessoa física no país cresceu 0,9%.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/