Ageuniara

Araraquara ganha espaço fixo para patinação

Por: TAINARA MONIQUE FONTANA

20/04/2016

No mês de abril, Araraquara (SP) ganhou um espaço fixo para a patinação na quadra da Praça "Scalamandré Sobrinho" que fica  em frente ao estádio Arena da Fonte Luminosa. Uma novidade para aqueles que gostam do esporte e não tinham um ambiente adequado para praticar.

Essa conquista começou com a projetista Munira Andrea Braga, 36, que desde criança gosta de patinar e, há um tempo, criou um grupo na cidade para aqueles, que assim como ela, gostam desse esporte. “Desde criança adoro patins e percebi que muitas pessoas gostam também, encontrava pessoas patinando, assim fui fazendo amizades e me reunia cada dia mais com as pessoas. Fiz o grupo para divulgar e incentivar o esporte na cidade”, conta.

Com o crescimento desse grupo, Munira criou uma página no Facebook, o NetPatins. Assim, com a divulgação, para  reunir ainda mais pessoas que gostam da patinação, abrangeu na cidade. Esse esporte nunca foi tão divulgado na cidade como está sendo atualmente, então, para a conquista do grupo, Munira e seus colaboradores conseguiram uma parceria com a  Fundação de Amparo ao Esporte Amador de Araraquara (FUNDESPORT), para terem o local fixo.  

“Além de ser bom para quem já tem a prática, esse espaço é importante, principalmente para quem está iniciando, porque tem um piso mais liso e grades para auxílio”, enfatiza Munira. Ela afirma que a patinação é mais do que um lazer. “É divertido, prazeroso, mais do que isso: é um ótimo exercício aeróbico e também muscular, emagrece até 800 calorias em uma hora de atividade dependendo da intensidade e ritmo, e fortalece o corpo todo”.  Antes de iniciar é recomendável ter uma avaliação médica, e é importante estar com os exames de cardiologista em ordem.

"Nesse esporte não precisa necessariamente ter começado quando criança", relata a cabeleireira, Rosimeire Alessio Guidolin, 45. “Meu filho ama patinar e patinava no condomínio sozinho. Fiquei sabendo desse grupo pelo Facebook e o levei para um encontro do grupo e nunca mais parou. A Munira me convidou para praticar também, experimentei os patins do meu filho e amei. No dia seguinte, comprei um para mim e agora amo patinar, faz um bem enorme para a saúde e mente”, completa.

Os patins vêm se reinventando e sofisticando na qualidade e design. Dâmaris Koreyasu Nagai, 35, empresária, de Araraquara (SP) conta que começou no esporte na infância, mas parou um tempo e antigamente nem sempre os patins foram modernos. “Amo patins desde a minha infância, porém, naquela época era preciso ser usado com um tênis. Fui aprendendo e gostando, cada vez mais, até que meus pais me deram um mais moderno. Com o tempo, tive duas gestações até que parei de praticar, hoje depois de 16 anos estou de volta se encontrando com o pessoal do Netpatins”, comenta.

Não importa começar quando é criança ou mais velho, Dâmaris recomenda o esporte para qualquer pessoa. “Patinar é uma terapia ao ar livre, sensação de bem estar, liberdade, e agora até minha filha e esposo estão aprendendo”, finaliza.

Espaço

A quadra é muito recomendável para iniciantes, lá o grupo oferece toda a ajuda dos primeiros passos para iniciar na patinação, começando pelo equilíbrio. Desde que tenha seu próprio equipamento, e os de segurança adequados, tais como, capacete, munhequeira, cotoveleira e joelheira, qualquer pessoa de qualquer idade (criança acompanhada pelo responsável), pode comparecer ao espaço gratuitamente.

Eles se reúnem aos domingos e sextas-feiras, das 19h às 21h, na quadra da Praça "Scalamandré Sobrinho" em frente ao estádio Arena da Fonte Luminosa em Araraquara.

Publicada em 20/04/2016 às 19h12.

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/