Ageuniara

Cia de sapateado Papapumpá se apresenta em praças públicas da cidade e região

Por: ADOLFO ALVES DE QUEIROZ NETO

15/04/2016

O projeto passa por 10 praças de Araraquara e  por 12 cidades e distritos da região, num total de 22 apresentações.

A Cia Papapumpá de Sapateado tem 10 anos e foi contemplada com o prêmio Proac, sendo a primeira companhia de dança a ganhar este prêmio em Araraquara (SP). A produção contemplada é um inédito espetáculo de dança itinerante denominado "Profeta Gentileza, o Chacrinha das Calçadas".

Trata-se de um espetáculo de sapateado percussivo de rua, montado em homenagem a José Datrino, figura popular que viveu no Rio de Janeiro e que criou a famosa expressão, “gentileza gera gentileza”, origem do nome dado ao projeto. O espetáculo de sapateado deve ser apresentado em praças públicas. A proposta  é ocupar o espaço público por meio da dança, reapresentando para a população a praça como espaço de reunião.

As próximas apresentações ocorrem neste domingo (17/4) em Motuca, às 11h, na Praça da Matriz; em Rincão, às 14h, na Praça da Matriz; e em Santa Lúcia, às 17h, na Praça Padre Patella.

De acordo com o produtor Weber Fonseca, o projeto é bem percussivo e vai além do palco ou do tablado de madeira. A produção é feita com correntes, grades, percussão corporal, instrumentos de percussão (tamborins, chocalhos), caixas, placas de madeira. É um espetáculo bem atrativo no quesito sonoridade. As pessoas acabam sendo atraídas pelo som do sapateado quando  começa a ecoar na praça e  ficam para assistir. Muitas crianças param e ficam envolvidas com o espetáculo. O diferencial da apresentação é que se trata de um espetáculo inteiro de sapateado nas ruas.

O fluxo de pessoas que vêm e vão, assistem uma parte, vão embora, voltam, e ficam é muito intenso nas apresentações. Houve sim uma receptividade das pessoas, muitas falas de admiração, o público recebeu muito bem o espetáculo, muitas pessoas não sabiam nem o nome da dança e tratavam o sapateado como “isso”, relata o produtor Weber .

A apresentação no Assentamento Bela Vista foi uma das experiências mais diferentes dentre as vivenciadas pelo grupo. "Ali de fato surgiram perguntas do tipo ´como chama isso que vocês fizeram?`", contou . O que o morador queria saber é como se chamava a dança, pois ele não conhecia nem mesmo a palavra sapateado. "Já as crianças se envolveram muito profundamente", afirma Weber.

Estar na rua significa ter um público efêmero, mas muito intenso. O objetivo da Cia. Papapumpá é descentralizar espetáculos de qualidade, tirando-os do eixo Rio–São Paulo, dos grandes centros,  para trazê-los ao interior, a lugares que não têm nenhum equipamento cultural, como é o caso, por exemplo, do Assentamento Bela Vista.  

(Publicado em 15/4/2016 - 19h40)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/