Ageuniara

Núcleo de Perícia registra 350 exames por mês

Por: FLAVIO AUGUSTO DARINI

17/09/2003

O Núcleo de Perícia da Polícia Científica de Araraquara(SP), conclui em média 350 casos de exames laboratoriais por mês. A informação é de Fernando Speranza, diretor do Núcleo.

Segundo ele, o Núcleo ajuda na formação dos futuros profissionais na parte técnica empregada pela Polícia Científica junto às universidades.

Speranza afirma que a procura de estágios por parte de alunos universitários é grande "devido a perícia técnica exemplar de profissionais dentro do Núcleo de Araraquara", ressalta.

Ele explica que a perícia abrange toda macroregião de Araraquara e que existe a necessidade de investimentos do governo para a definição de mais casos.

"A perícia abrange vários segmentos, entre eles exames metalográficos, que é um processo químico destinado a revelação e numeração de chassi adulterado", informa Speranza.

O diretor cita ainda como outros segmentos da perícia: a presença de certeza de espermatozoide em peças relacionadas com estupro, toxicologia, exame de entorpecente relacionado à cocaína, maconha, LSD, êxtase, presença de certeza de sangue humano em peças, camisa, calça, grafotecnia (exame de escrita), residuográfico ( que revela presença de chumbo nas mãos), documentoscopia(que verifica documentos verdadeiros e falsos como nota promissória), crime de informática, destinados a internet(site), impressão digital latente (realizada no papel onde é possível identificar com facilidade a impressão digital de uma pessoa), e crime de engenharia aplicados em desabamentos e incêndios.

Ainda, de acordo com Speranza, o Núcleo faz exames de balística de armas, "mas os exames de DNA, por exemplo, ainda são feitos pelo Instituto de Criminalística de São Paulo", afirma.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/