Ageuniara

Nutricionista fala sobre os dois lados do veganismo

Por: JOSIMAR APARECIDO CASTILHO

09/03/2016

No Brasil, não há dados precisos sobre o número de seguidores do veganismo. Segundo informações do site www.g1.globo.com, estima-se que 4% da população brasileira, cerca de 7,6 milhões de pessoas, seja de vegetarianos, muitos deles, veganos. O universitário Rodolpho Henrique Cardoso, de Matão (SP), por exemplo, diz que desde o início do ano, tornou-se vegano, mas que a três anos, evita o consumo de carne.

O sentimento de pena dos animais, da forma como são abatidos, e os maus tratos que o mesmos recebem, estão, segundo ele, entre os motivos que o levaram a isso . " O período de abstinência foi o mais complicado.A carne foi mais fácil desapegar, mas o leite e derivados foi mais complicado. outro fator que não ajuda é família, pois é de crença popular que se o vegano está doente é por falta de carne", explica.

Conforme o nutricionista Peterson Waitman, de Matão, o veganismo tem o lado positivo e negativo para o ser humano. " O positivo evita consumir hormônios que proveniente da carne, evita gorduras saturadas que é ruim para o organismo, o lado negativo é  que a pessoa, tornando-se vegana, deixa de consumir proteína proveniente da carne, que é importante para formação de músculos e cicatrização, por exemplo. Mas, o ideal para uma pessoa vegana é ter um acompanhamento nutricional para que não haja problemas de saúde", observa.

Vegano

Segundo informações do portal G1 ( www.g1.globo.com ) criado em 1944, na Inglaterra, por Donald Watson, o movimento vegan, ou vegano, vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade brasileira. Essa derivação do vegetarianismo, segundo o site, abole o consumo de qualquer subproduto animal (incluindo carne, leite, ovos e mel), defende o direito dos animais e busca uma vida mais sustentável. Ainda, de acordo com o site, também vem se tornando um nicho de mercado interessante — que vai além do tradicional universo vegetariano. Roupas, produtos de beleza, joias, artigos de limpeza. Há hoje, no mundo, produtos veganos em muitos setores. ( fonte: www.g1.globo.com).

Publicada em 09/03/2016 às 21h05.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/