Ageuniara

Agente diz que Araraquara está preparada para enfrentar epidemias

Por: ISABELA CRISTINA MARQUES LUIZ

17/02/2016

A agente de enfermagem Silvia Aparecida Versutte da Unidade Básica da Família, do Jardim Iedda, de Araraquara (SP), fala sobre a Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Silvia explica que, no momento, não há casos confirmado de Dengue, Zika vírus e Chikungunya nesta unidade de saúde, mas ela alerta que todos devem ficar atentos aos seus quintais, evitar o acúmulo de lixo que possa receber e acumular água.

Ela destaca que o mosquito Aedes Aegypti pode depositar seus ovos em recipientes como copos descartáveis, tampinhas de garrafas pets, entre outros, que ficam encubados por até um ano e no primeiro instante em que recebem água, seja de chuva ou regador de plantas em apenas um dia já surgem as larvas. 

Segundo a agente de enfermagem, os sintomas da Dengue, do Zika Vírus e Chikungunya são diferentes. " No Zika Vírus são frequentes dores musculares de intensa duração, dores fortes nas juntas e vermelhidões pelo corpo, enquanto no Aedes as dores são de menos duração, com mais frequência febre, dor de garganta e dor retro orbital. Ao perceber quaisquer sintomas deve-se evitar tomar qualquer tipo de medicamento e procurar imediatamente a unidade de saúde do bairro ou a UPA" orienta.

No ano passado, de acordo com ela, a unidade básica de saúde do bairro Jardim Iedda registrou aproximadamente duzentos casos entre janeiro a abril. " Foram de sete à dez casos confirmados por dia. Este ano existem casos suspeitos aguardando exames, mas nenhum confirmado até o momento", completa.

A prefeitura de Araraquara tem realizado arrastões recolhendo inservíveis, usado os meios de comunicação e panfletos para a conscientização da população que deve ser parceira nesta luta. Segundo Silvia, a cidade está preparada caso haja uma nova epidemia, mas cada um tem que fazer sua parte.

Publicada em 17/2/2016 às 19h56.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/