mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

São Carlos deve receber sua primeira loja colaborativa

Por: RAFAEL ZUOLO ALBERICI

18/11/2015

Um novo modelo de negócio. O conceito de lojas colaborativas, que são estabelecimentos que alugam espaços para produtores independentes comercializarem seus produtos. A ideia existe há algum tempo, principalmente nas capitais, mas vem crescendo e já tem conquistado lojistas de diversas regiões, e, em breve, deve chegar ao interior de São Paulo, em São Carlos, por exemplo. Todos que moram em uma cidade interiorana, conhecem ou pelo menos já ouviram falar dos artesões locais, que são muitos. Isso tem atraído empreendedores com interesse em investir no modelo de negócio colaborativo.

O casal Khárenn Castro e Junia Thuller, formadas em Marketing e Letras, respectivamente, decidiram deixar seus empregos para investir nesta nova ideia. Há aproximadamente cinco meses abriram sua primeira loja colaborativa na cidade de Londrina (PR), a Sacada Design, e afirmam que apesar do trabalho duro do começo, os resultados são muito animadores. “Está dando super certo e apesar de ser super cansativo a gente vê uma evolução mês a mês. É muito legal”, conta Khárenn.

A ideia de lojas colaborativas surgiu de um modelo de empreendimentos que trabalham com cultura, criatividade, solidariedade, entre outros conceitos, e a partir da necessidade de ter mais espaço e viabilidade para marcas pequenas com produção manual e em pequena escala.

“Na maioria dos casos essas marcas não tem força e nem capital para abrir sua própria loja e as lojas colaborativas atendem a demanda por esse espaço físico colocando várias marcas e produtos em um mesmo espaço compartilhado”, diz Khárenn.

Segundo Junia, cada loja colaborativa tem suas regras de funcionamento. “A Sacada Design surgiu em Londrina com o ideia de viabilizar, apoiar e representar marcas com produtos exclusivos e/ou feitos em pequena escala com matéria prima nacional e produção manual e artesanal”, diz. “Não trabalhamos com concorrência dentro da loja para que uma marca não coloque a outra em desvantagem, já que visamos o crescimento de todos os participantes de maneira igual”, afirma.

A loja contem 45 espaços que variam os tamanhos entre 30 x 30 e 60 x 120 cm, cada nicho tem um valor de acordo com o tamanho e os expositores alugam o espaço que mais atende suas necessidades por um período de três meses. E todo o valor dos produtos vendidos são repassados ao responsável pela marca. “Realizamos e participamos de feiras e bazares pensando em promover a visibilidade da loja e das marcas envolvidas”, explica Khárenn.

Em um cenário onde os empreendimentos criativos e solidários estão se consolidando por saírem de uma dinâmica comercial já estabelecida, há um grande crescimento de espaços alternativos e compartilhados, assim como a consciência de consumo dos cidadãos.

Segundo o casal de empresárias, os planos são de expandir para regiões interioranas onde existe uma cultura que favorece esse tipo de negócio. “Atualmente temos apenas uma loja em Londrina e planos para a abertura de uma nova loja em São Carlos, no interior de São Paulo”, revelou Junia.

“Não temos intenção de expandir para capitais, pois acreditamos que existe uma produção muito interessante que precisa de mais espaço e apoio. Queremos possibilitar uma transição maior dessas marcas e produtos nas cidades interioranas de um Estado para outro, assim atingindo cada vez mais público e pessoas interessadas nas nossas ideias”, completa Khárenn.

Publicada em 18/11/2015 às 21h32.







 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/