Ageuniara

Observatório da USP de São Carlos atrai público interessado em Astronomia

Por: THAYNÁ BEATRIZ DA CUNHA

14/10/2015

Em 10 de abril de 1986, com a passagem do Cometa Halley, São Carlos (SP) recebeu um espaço reservado para ensinamentos sobre Astronomia. Mais conhecido como Observatório da USP, o lugar abre oportunidade dos amantes do universo conhecerem mais sobre o espaço, o planeta Terra e todos os outros componentes através de telescópios, materiais didáticos e documentários. 

A iniciativa partiu do Instituto de Física e Química (IFCS), que conseguiram um Telescópio Refrator Grubb 204/3000 para ser instalado na cidade. No começo, o Setor de Astronomia da USP continha uma sala de aula improvisada, uma sala de exposição, uma cúpula de observação do Refrator Grubb, uma área externa para observação a olho nu e um almoxarifado com uma câmara escura.  

A partir de maio de 1996, as ampliações das instalações do Observatório começaram a ser realizadas. Segundo a monitora do local, Kharen Silva, hoje o prédio conta com três andares divididos em auditórios, salas escuras e de instrumentação, área externa para observação, telescópios posicionados e de diversos modelos, sala de apoio audiovisual e relógio solar. "Além de todas essas coisas, temos uma professora responsável, dois técnicos que cuidam do Observatório e cerca de 17 monitores", explica a monitora.  

Aberto para todos os públicos gratuitamente, o espaço tem como objetivo atender todos os interessados, expandindo o conhecimento no tema e entre os frequentadores, além de auxiliar nos estudos e proporcionar um aprendizado ainda maior sobre o universo de modo aprofundado. "Aprendo muito e adoro vir aqui. Além de ter ótimos monitores, conseguimos ver coisas que não conseguiríamos a olho nu, e essa é uma experiência incrível", revela o estudante João Victor Dutra. 

Para a monitora Natalia Palivanas, trabalhar no local oferece ainda mais conhecimento do que simplesmente visitá-lo. "É sempre uma troca. Nós aprendemos muito com o público e com os nossos coordenadores também, e não só sobre astronomia, mas sobre se questionar e despertar um senso crítico em todos", diz.  

A estudante ainda revelou que, por descobrir que gostava mais do que imaginava do assunto, quer seguir sua carreira na Astronomia. "Pretendo fazer mestrado e doutorado em Astrofísica e seguir nessa área, e também continuar trabalhando de alguma forma com divulgação científica. Eu adoro ensinar e aprender", conclui. 

Visitação 

Durante a semana, o Observatório da USP fica aberto para agendamento de visitas de escolas, universidades e instituições não escolares das 9h às 21h30. É preciso agendar pelo telefone (016) 3373-9191 ou ir até o espaço localizado na Avenida Dr. Carlos Botelho, 1465, no centro da cidade. O Observatório fica dentro do campus 1 da Universidade de São Paulo (USP).

Para os demais visitantes, o espaço é aberto na sexta-feira, sábado e domingo, a partir das 20h. Além da observação noturna com auxílio dos monitores, todo segundo domingo do mês é oferecido o Domingo Solar, das 10h às 12h e no último domingo, das 14h às 16h. 

Dentro do Observatório ainda ocorre o Cine Observatório e a Sessão Astronomia, que mostra documentários relacionados ao universo. O Cine funciona de domingo, às 20h. Já a sessão, a partir das 21h.  

Além de todas as mostras, o local possui um vasto acervo de material didático sobre os temas discutidos no Setor de Astronomia livre para os interessados. 

Publicada e 14/10/2015 às 21h16.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/