mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Nova Europa investe em cursos profissionalizantes

Por: NATÁLIA FERREIRA SCHMIDT

14/10/2015

O mercado de trabalho está cada dia mais escasso por conta da crise que gira em torno do país, por tempo indeterminado. Sendo assim, as pessoas com baixo nível de formação ou, até mesmo, com alto nível de formação estão ficando de lado quando o assunto é trabalho.

Para esses desempregados, a oportunidade ou então o alvo para que uma renda entre para suprir a necessidade da casa é muito requisitada. Portanto, alguns tentam a venda de roupas, e outros a venda de alimentos.

No caso da venda de alimentos alguns alunos podem até ser capacitados para esse ramo desde os seus 13 anos ou, então, mesmo que mais experiente, pode encontrar um apoio em cursos profissionalizantes concedidos pela rede pública, ou seja pela prefeitura de cada cidade.

Em Nova Europa (SP), o prefeito Osvaldo Aparecido Rodrigues (PPS), vem facilitando a capacitação de público no qual precisa dessa assistência, gerando, assim, qualificação para o trabalho autônomo, ou, até mesmo, registrado.

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Nova Europa, pode-se analisar vários projetos que de maneira direta auxiliam os moradores. Como exemplo citado pela assessoria estão: a padaria artesanal, escola da moda, escola de beleza, jovem aprendiz rural e time do emprego. Cada um deles, com focos distintos mas intenções idênticas: o mercado de trabalho.

A padaria artesanal, funciona três vezes na semana, com duas turmas distintas. Onde ali desvendam o mundo das massas e sabores, recebendo uma contribuição mensal da prefeitura no valor aproximado de R$ 3.000,00 para subsidiar os gastos gerados. Já na escola da moda realizada três vezes por semana, instruem aos alunos a confecção de roupas e manuseio de máquinas de corte e costura. Beleza também é um alvo muito forte, onde seu ramo não decaiu no mercado consumista. Esta atividade do projeto vem para auxiliar com dicas de maquiagens e penteados.

Agora nestes dois últimos que serão citados: jovem aprendiz rural e time de emprego, são projetos distintos mas com o propósito de preparar o jovem desde cedo para o mercado de trabalho, como se portar em entrevistas, como adquirir o primeiro emprego, etc.

Tudo isso só é possível pois, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, foi recebido uma verba de entorno de R$ 10.000,00. Um recurso estadual vindo do Fundo Social do Estado de São Paulo, com a mesma intenção que a prefeitura de Nova Europa, de qualificá-las.

Apesar dessa verba recebida do Estado, é dever da prefeitura de cada cidade destinar uma quantia de verba para que esse trabalho não pare, suprindo a necessidade do projeto e também a necessidade de seu povo.

Uma integrante de um dos projetos, Joice (que prefere não revelar o sobrenome), “sem esse projeto que participo o que eu faria? Ficaria na rua ou na tevê, não fazendo nada. Aqui, pelo menos, eu posso aprender coisas novas, me manter informada e estar pronta para a concorrência do mercado de trabalho. Sou grata por esse trabalho que eles vem mantendo, muito bom para nós jovens”, finaliza.

Publicada em 14/10/2015 às 20h15.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/