Ageuniara

Adaptador de veículo autônomo é a ideia do novo transporte inteligente

Por: ANDRESSA PAULA SANTOS

13/08/2015

Com a ideia de um novo transporte inteligente, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em parceria com a Scania, lançou no Brasil o primeiro protótipo de um caminhão autônomo.

No veículo foram colocados pequenos motores nos freios e no volante; câmeras e sensores foram acoplados para simularem os olhos humanos e um circuito eletrônico foi instalado no acelerador, com o propósito de monitorar a velocidade, enquanto que o sistema mecânico e eletrônico substituí os pés e as mãos do motorista.

Todo o conjunto é conectado ao computador de bordo e o GPS interpreta as informações a fim de realizar a manobra correta. O maior desafio é que esses dados precisam ser codificados rapidamente caso haja uma freada brusca.

Ouvido pela reportagem da Ageuniara, o professor do ICMC, Fernando Osório, diz que o modelo oferece total segurança aos passageiros e pedestres, embora sua utilização esteja restrita apenas à área II do Campus da USP.

Fernando explica que essa tecnologia não substitui o motorista. Pelo contrário, é necessário alguma pessoa dentro do veículo para acionar e desligar o sistema autônomo. O condutor tem total liberdade de intervir manualmente no caminhão.

O professor esclarece também que esta invenção é um adaptador e pode ser instalado em outros tipos de veículo, não importando se é movido a gás, gasolina, álcool ou diesel.

Ainda não há um preço estabelecido, todavia Fernando Osório avisa que o custo da adaptação deve variar de acordo com cada veículo. O sistema ainda está em fase de desenvolvimento, sem previsão de chegar ao mercado.

(Publicado em 14/8/15 - 19h30)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/