Ageuniara

Cidade de São Carlos recebe encontro de tecnologia e ciência

Por: MURILO CESAR DE ARAUJO ROMANHOLI

17/06/2015

A cidade de São Carlos/SP vai receber entre os dias 12 e 18 de julho, no campus da UFSCar, a 67ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Aproveitando que em 2015 é comemorado em diversos países o Ano Internacional da Luz, o tema deste encontro será "Luz, Ciência e Ação", e terá como objetivo destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas.

A SBPC é uma entidade civil, que não busca fins lucrativos e não tem uma posição político-partidária. Seu foco é voltado para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. A instituição procura exercer um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

No encontro, renomados pesquisadores brasileiros e do exterior participarão de minicursos, mesas-redondas, conferências e encontros, visando passar aos visitantes um panorama bem amplo da ciência que se faz hoje no Brasil. “A participação de pesquisadores renomados é fundamental, em especial para estimular jovens estudantes a seguirem na carreira acadêmica, como também para contribuir com os debates que serão realizados durante o evento”, afirma Lourdes Moraes, do Comitê Executivo local.

O evento visa despertar o interesse dos jovens pela ciência com várias atividades. O encontro também busca promover uma aproximação de todos os cidadãos com o conhecimento tecnocientífico. “O evento é voltado tanto para o pesquisador como também para toda a sociedade. Além da programação científica, a Reunião congrega outros eventos paralelos: SBPC Jovem, voltado principalmente para estudantes dos ensinos fundamental e médio”, afirma a integrante do Comitê.

A Reunião Anual acontece em grandes capitais, mas conhecida como a Capital da Tecnologia, a cidade de São Carlos não poderia ficar de fora. “Normalmente, as reuniões da SBPC acontecem em capitais. Como São Carlos é a Capital da Tecnologia, com duas universidades públicas de ponta, duas unidades da Embrapa, dois parques tecnológicos, além de várias empresas de base tecnológica, isso tudo contribuiu para a escolha da cidade para sediar o maior evento científico da América Latina”, afirma Lourdes.

Segundo a organização, “o evento é gratuito e aberto a qualquer cidadão que tenha interesse em participar. O pagamento de taxa de inscrição só é exigido para os estudantes ou pesquisadores que queiram apresentar seus trabalhos”. Ainda sobre hospedagem, transportes e alimentação, os organizadores “disponibilizam através do site do evento, lista de hotéis de São Carlos e região, além de contato com escolas para grupos de estudantes que vêm de fora”. Nos dias do evento estará em funcionamento uma praça de alimentação no local do evento. Sobre transportes, já foram realizadas reuniões com as cooperativas de táxis da cidade e da região.

Para mais informações, acesse: www.sbpc.ufscar.br ou facebook.com/sbpcsaocarlos

(Publicado em 19/6/2015 - 16h36)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/