mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Queda nos negócios da Agrishow afeta empresas de Matão

Por: LUCAS HENRIQUE DA SILVA MARCELINO

22/05/2015

Realizada na cidade de Ribeirão Preto (SP) há 22 anos, a última entre os dias 27 de abril e 1° de maio, a Feira Internacional de Tecnologia em Ação (Agrishow), registrou uma queda histórica no volume de negócios neste ano de 2015. Comparando com o ano anterior, a feira teve um declínio histórico de quase 30%, totalizando R$ 1,9 bilhão em vendas contra R$ 2,7 bilhões em 2014.

De acordo com os organizadores, o maior problema foi a alta taxa de juros e as incertezas no plano de safra, que trouxeram  receio entre os compradores.

A cidade de Matão (SP), conhecida por sediar fabricantes de equipamentos e máquinas agrícolas de alta qualidade para o mercado nacional e internacional, contou com a participação de 16 empresas na Agrishow: Baldan, Marchesan, ATA- Antoniossi, Grupo Bambozzi, Cadioli, Matão Equipamentos, Herder, AgroMatão, Indústria Mecânica Panegossi, Brasilux, Bussola, Agromat, Agropeças, Mancal Matão, Civemasa ( Grupo Marschesan). Procuradas pela Ageuniara para comentar o desempenho de seus negócios na feira, apenas duas responderam, a Bambozzi e a Herder.

A participação do Grupo Bambozzi na Agrishow 2015 foi extremamente positiva, principalmente para os produtos de geração de energia, segundo o diretor Sérgio Bambozzi. "Houve  grande visitação do público em nosso estande, possibilitando fechamento de vários futuros negócios, além dos nossos clientes que foram nos visitar", comentou Sergio Bambozzi.

Esse foi o oitavo ano que a Herder, fabricante de implementos agrícolas, participou da Agrishow, e como já era esperado pelo mercado  houve uma queda nas negociações. "A expectativa que a empresa colocou para esse ano não foi atingida, porém em vista da situação a qual o agronegócio enfrenta, obtivemos um bom desempenho", comentou Maria Lígia Bocchi, auxiliar de vendas da Herder do Brasil.

Plano Safra e juros

Anualmente, o Governo Federal, por meio do (MAPA) Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, publica o (PAP) Plano Agrícola e Pecuário, conhecido como plano de safra. Como a agricultura familiar está sob a tutela do (MDA) Ministério do Desenvolvimento Agrário, este também publica anualmente um plano para os agricultores de menor escala, é o chamado Plano da Agricultura Familiar.

Ambos os instrumentos visam estabelecer medidas para orientar os investimentos agropecuários no país no período referente ao calendário agrícola anual. Basicamente, os planos versam sobre crédito rural, zoneamento agrícola, seguro rural; comercialização e programas especiais de fomento setorial.

Os juros para o custeio de safras e aquisição de equipamentos, historicamente subsidiados pelo Governo Federal, também subiram, afugentando muitos produtores que esperavam adquirir equipamentos na Agrishow. Em meio a tantas incertezas, participantes do evento consideram normal a retração nos negócios, que atingiu a maioria dos expositores.

(Publicado em 22/5/2015 - 20h33)

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/