mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Disco de vinil: coleções ainda atraem consumidores

Por: ALAN WILLIAN RASPANTE LIMA

20/05/2015

A produção de vinil se iniciou na década de 40 e teve o seu ápice na década de 80 (década, aliás, sempre associada ao produto). Porém, ainda mesmo na década de 80, o vinil perdeu espaço para outro meio: o CD, abreviatura para Compact Disc. De lá pra cá, o próprio CD já perdeu espaço com os vários serviços de streaming e downloads ilegais. Mas, entre idas e vindas, o vinil ainda se mantém intacto.

A produção ainda é pequena, mas o vinil vem ressurgindo gradativamente como artigo de luxo e, principalmente, como item para colecionador. Não é muito difícil achar lojas especializadas em vendas de vinil, assim como não é difícil achar um colecionador saudosista de LPs.

Para Rodrigo Domani, da grande São Paulo, o vinil se tornou uma paixão. “Conta e muito a nostalgia, tenho contato com LPs desde os meus 13 anos, eu sempre roubava uns vinis da minha tia para ouvir no toca discos de casa, além do formato, daquele ruído que acho maravilhoso ao se reproduzir um disco.”

Como colecionador de vinil, Domani justifica o motivo de colecionar discos de vinil. “Além do formato, daquele ruído que acho maravilhoso ao se reproduzir um disco, gosto muito das artes de capas, principalmente as dos anos 80 que acho muito criativas e inovadoras”, revela.

Já para o universitário Renan F. Sávio, de Araraquara(SP), colecionar discos foi algo natural. O estudante relembra que a coleção começou com o seu pai nos anos 80, e ele apenas deu continuidade. Para Renan, o vinil é como o “testamento da música”, algo que deve ser preservado.

Cada vez mais, se torna crescente o número de colecionadores e, se depender da indústria musical, a tendência é aumentar. As gravadoras vem apostando fortemente em álbuns lançados em vinil, como forma de manter o ouvinte como um consumidor assíduo da música.

Publicado em 20/5/2015 às 19h36.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/