Ageuniara

São Carlos Matsuri exalta a importância da cultura nipônica na cidade

Por: FELIPE DE ALMEIDA SILVA

15/05/2015

O evento começou em 2008 com a comemoração dos cem anos da imigração japonesa no Brasil. A Fundação Pró-Memória vinha desenvolvendo trabalhos sobre a história em parceria com a comunidade japonesa local e juntas começaram o festival Matsuri. O evento busca a preservação e a divulgação da cultura nipônica na comunidade local, além de ser um meio de interação, onde os japoneses mostram suas diversas manifestações culturais, como a dança, a música, as artes marciais, a culinária, entre outros.

A importância do festival na cidade reflete na quantidade de japoneses e descendentes nesta região. No Brasil são 52.217 japoneses, sendo que 42.577 estão dividos entre os estados de SP, MS, MT e Região do Trianglo Mineiro(MG) , segundo dados de 2013 fornecidos pelo Consulado Japonês em São Paulo . Na cidade de São Carlos, até o ano de 2008 a estimativa era de que os imigrantes somavam em torno de duzentas famílias, segundo a Fundação Pró-Memória. Porém esse número aumentou, considerando os descendentes de japoneses nesse grupo.

São esperadas no festival cerca de vinte mil pessoas nos dois dias. A chefe da divisão de pesquisa e divulgação da Fundação Pró-Memória, Leila Massarão, quando questionada se o festival é o maior na região, respondeu de forma clara, “Não, ainda não podemos comparar com os eventos realizados em Ribeirão Preto, por exemplo. Mas para a microrregião, creio que é um evento reconhecido”. O sucesso de visitantes no ano passado e o número de visitantes esperados neste ano comprovam a importância do Matsuri em São Carlos, segundo os organizadores do festival.

As atrações se concentram na praça do Mercado Municipal de São Carlos, no centro, das 12h às 22h no dia 16/05 e das 12h às 20h no domingo dia 17/05.
As principais atrações são dança tradicional e moderna, taikô, artes marciais, músicas japonesas e brasileiras, teatro, oficinas de mangá, origami e go, cosplay, entre outras atrações. 

(Publicado em 15/5/2015 - 19h50)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/