Ageuniara

Programa Escola da Coluna está com inscrições abertas em Américo

Por: BRUNA CRISTINA CAMPOS JOIOZO

24/04/2015

A Escola da Coluna, como é chamado o programa, teve início no segundo semestre de 2014, com cerca de 30 alunos que concluíram as atividades no mês de novembro. As atividades desenvolvidas têm duração de quatro meses, com duas aulas semanais que duram 45 minutos. Os exercícios são aplicados por dois profissionais da área de educação física, os professores Juliana Stucchi e Ricardo Benini, que fizeram um curso de capacitação em atividade física para a coluna, especialmente para atividades nesse programa.

Segundo a coordenadora do projeto, Ana Lucia Periani, para participar  o aluno precisa comprovar por meio de exames médicos específicos o seu estado de saúde. Após análise desses laudos é feita uma avaliação para identificar as necessidades do aluno, que responde também a um questionário onde informa os sintomas que possui.

 O trabalho físico é desenvolvido em quatro fases: teórica, básico (estabilização física), intermediário (mobilidade) e avançado (força). Todos os exercícios são voltados a amenizar as dores sentidas, proporcionar uma melhor qualidade de vida e também preparar os alunos com doenças na coluna para prática de outras atividades de programas municipais, como pilates e hidroginástica.

Marines da Silva Moura, 56 anos, portadora de uma doença considerada crônica chamada Espondilite anquilosante, as dores que a afligia há cerca de 20 anos estão bem melhores depois da sua participação no programa. Após anos sem trabalhar por conta das dores que sentia e de uma cirurgia na coluna, realizada há cerca de três anos, dona Marines, que é costureira, voltou a exercer sua profissão graças ao programa, onde aprendeu a controlar a postura e a respiração, amenizando assim as dores frequentes que sentia.

Uma pesquisa realizada com a primeira turma do programa mostra total aprovação dos alunos, sendo que 83% deles sentiram diminuição das dores presentes, 14% estabilizaram a situação e apenas 3% continuaram com dores iguais ou superiores ao inicio.

Os interessados em fazer parte do programa Escola da Coluna devem se dirigir, de segunda a sexta-feira, munidos dos exames médicos, até o Departamento de Esporte e Lazer de Américo Brasiliense, nos períodos das 8 às 11 e das 13 às 16h30. O Departamento está localizado na Rua José Paulo Abi – Jaudi, nº 693 - Centro. Mais informações pelo telefone 016- 33922990.

(Publicado 24/4/2015 - 22h20)

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/