[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Universidade de Araraquara - Uniara comunica que o início das aulas para os calouros dos cursos de Graduação Presencial será no dia 02 de março.

Atenciosamente,

Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Prefeitura de S. Carlos não tem prazo para retomar obras da Praça Itália

Por: ANDRESSA PAULA SANTOS

24/04/2015

Em 2010, na cidade de São Carlos, foi anunciada a duplicação da passagem inferior sob os trilhos da ferrovia, na região da Praça Itália para melhorar o fluxo de veículos nos horários de pico do munícipio. Desde 2013 as obras estão paradas, após conclusão de apenas 25% do total contratado.

Ao ser lançado, o processo licitatório, promovido pela Prefeitura, estava de acordo com as regras do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte). Em junho de 2012, a empresa Rual Engenharia, de São Paulo, arrematou o lote por R$ 7,698 milhões. No mesmo ano a companhia iniciou a obra subterrânea do local, mas foi interrompida pela empresa concessionária da ferrovia, a ALL (América Latina Logística), que não autorizou a sequência da construção.

A ALL só voltou a permitir a continuação da obra em janeiro de 2014. Entretanto, devido à demora e à não concordância de um reordenamento financeiro solicitado, a Prefeitura e o DNIT decidiram suspender o contrato com a empresa chegando a um acordo amigavel.

Ouvido pela reportagem da Ageuniara, o secretário de obras públicas de São Carlos, Márcio Marino, afirma que não há prazo previsto para um novo processo licitatório e retomada da construção. Afirmou que a prefeitura espera um posicionamento do DNIT para lançar o novo edital.

O vereador Lineu Navarro, do PT, acredita que a obra não foi reiniciada devido à sua complexidade mas que a determinação para um novo processo licitatório é responsabilidade da Prefeitura. De qualquer maneira, o DNIT deve estar de acordo porque é dele a responsabilidade pela  liberação de recursos para a contratação da empresa vencedora, completou.

Se a obra for concluída, auxiliará a passagem de veículos entre as áreas mais populosas de São Carlos, os bairros Cidade Aracy, Vila Prado e o Bela Vista, que concentram acima de 35% da população da cidade.

(Publicada em 24/4/2015 - 21h45)

 

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/